O terço foi erguido no início da escadaria do santuário, que conta com cerca de 500 degraus / Reprodução/Jucélio Brum
Continua depois da publicidade
O município de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, ganhou um novo destaque no turismo religioso: o maior terço suspenso do mundo. A estrutura, com 40 metros de altura, foi instalada nesta semana no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, que está em fase final de construção e promete ser um dos maiores complexos religiosos do Brasil.
O terço foi erguido no início da escadaria do santuário, que conta com cerca de 500 degraus.
Continua depois da publicidade
Composto por cabos de aço e bolas de acrílico, o monumento tem ainda um sistema de iluminação especial, projetado para realçar seus detalhes e transformar o espaço em uma atração visual durante o dia e à noite.
A cruz na ponta do terço foi confeccionada em aço, possui mais de 2 metros de diâmetro e traz a silhueta de Nossa Senhora de Lourdes com 1,80 metro, simbolizando a oração do Salve Rainha.
Continua depois da publicidade
O conjunto é completado por 50 contas menores, representando as Ave-Marias, intercaladas com cinco contas maiores, que simbolizam os Pais-Nossos. O sul também é conhecido por abrigar o maior monumento religioso do país.
Além do terço, o santuário também reunirá outros atrativos de grande porte, como a primeira cruz panorâmica do mundo e uma estátua de Nossa Senhora de Lourdes com 40 metros de altura.
A proposta é unir diferentes símbolos de fé em um único espaço, promovendo integração entre visitantes e devotos.
Continua depois da publicidade
A expectativa é de que o complexo religioso esteja concluído ainda neste primeiro semestre, abrindo ao público para visitação.
A iniciativa busca impulsionar o turismo da região e consolidar Ituporanga como referência em peregrinação e devoção no Brasil.