Cotidiano
O preço alto das carnes bovinas já é uma realidade para as famílias brasileiras. Essa situação fez com que o mercado nacional se adaptasse, levando outra proteína a se tornar a nova queridinha do consumidor
A tilápia é originalmente da África, especialmente da região dos grandes lagos africanos e do vale do Rio Nilo. / Imagem FX/IA
Continua depois da publicidade
O preço alto das carnes bovinas já é uma realidade para as famílias brasileiras. Essa situação fez com que o mercado nacional se adaptasse, levando outra proteína a se tornar a nova queridinha do consumidor. É o que revela um estudo da Scanntech sobre o Brasil.
De acordo com a pesquisa, o consumo de peixes cresceu cerca de 8,2% entre o início de 2025 e setembro. Aproveite e veja também: O peixe mais caro do planeta é criado no Japão e pode valer mais que carros de luxo
Continua depois da publicidade
Dentro desse cenário, o grande destaque foi a tilápia. Segundo as métricas, o consumo do peixe aumentou aproximadamente 32,9%. Além disso, devido à alta procura, o preço médio do quilo caiu cerca de 8,4%.
Dessa forma, a tilápia ganhou espaço na mesa do brasileiro, consolidando-se como uma proteína acessível, saborosa e cada vez mais tradicional no país.
Continua depois da publicidade
A tilápia é originalmente da África, especialmente da região dos grandes lagos africanos e do vale do Rio Nilo.
É um peixe de água doce que se adaptou muito bem a diferentes ambientes, por isso acabou sendo difundido pelo mundo inteiro. Hoje, é criado em larga escala no Brasil, onde se tornou uma das principais bases da piscicultura nacional.
Uma receita simples com tilápia é prepará-la assada com limão e ervas. Basta temperar os filés com sal, pimenta, suco de limão, alho amassado e um fio de azeite.
Continua depois da publicidade
Depois, adicione algumas ervas, como salsinha ou manjericão, e deixe descansar por uns minutos. Em seguida, coloque em uma assadeira, cubra levemente com papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 20 minutos.
O resultado é um peixe macio, leve e pronto para acompanhar arroz, salada ou legumes salteados