Cotidiano
Presente de forma marcante na mesa dos brasileiros, a espécie em questão é hoje um dos peixes mais consumidos do país
esta semana, a Peixe BR levou às autoridades paulistas a preocupação com o risco de introdução do Tilapia Lake Virus (TiLV) / WIkipedia Communs
Continua depois da publicidade
A piscicultura em São Paulo pode passar por uma mudança significativa a partir de 2026. No último dia 3 de fevereiro, a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) apresentou ao secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Guilherme Piai, um pedido formal para a suspensão da importação de filé de tilápia proveniente do Vietnã.
Presente de forma marcante na mesa dos brasileiros, a tilápia é hoje um dos peixes mais consumidos do país. No entanto, a espécie pode enfrentar restrições nos próximos meses diante de um alerta sanitário.
Continua depois da publicidade
Cuidado com o cardápio, consumo de Peixe Pacu causa surto da 'doença da urina preta'
Nesta semana, a Peixe BR levou às autoridades paulistas a preocupação com o risco de introdução do Tilapia Lake Virus (TiLV), um vírus altamente contagioso que afeta a espécie e já foi identificado em países da Ásia, incluindo o Vietnã.
Continua depois da publicidade
A proposta apresentada pela entidade é a suspensão imediata da importação do filé de tilápia vietnamita como medida preventiva, com o objetivo de proteger a produção nacional e a saúde dos consumidores.
Vale destacar que, até o momento, não há registros do TiLV no Brasil. Mesmo assim, estados como Santa Catarina já adotaram medidas restritivas e mantêm bloqueios à comercialização como forma de prevenção.