X

Cotidiano

Pedido de expulsão dos apoiadores de França chega à Baixada Santista

Ontem, o presidente do Conselho Estadual de Ética e Fidelidade do partido, Raul Christiano, disse que já tinha em mãos o processo que pedia a expulsão do vereador Felipe Roma, de SV

Carlos Ratton

Publicado em 10/10/2018 às 08:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Márcio França, candidato pelo PSB, foi recepcionado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa no Paço Municipal / Rodrigo Montaldi/DL

A decisão unilateral do Diretório Municipal do PSDB de São Paulo (Capital) de expulsar Alberto Goldman, ex-governador de São Paulo, o secretário estadual de Governo, Saulo de Castro, e mais 15 filiados por infidelidade partidária – alguns por se manifestaram em apoio ao governador e candidato à reeleição Márcio França (PSB) – acabou atingindo a Baixada Santista. Ontem, o presidente do Conselho Estadual de Ética e Fidelidade do partido, Raul Christiano, disse que já tinha em mãos o processo que pedia a expulsão do vereador Felipe Roma, o Rominha, de São Vicente.

Ontem mesmo, a Executiva nacional do PSDB se posicionou afirmando que “nenhuma instância partidária municipal tem competência para expulsar membros do diretório nacional ou estadual e que a decisão é arbitrária e inócua. Portanto, os membros seriam reintegrados à legenda.  

No entanto, no meio das discussões, segundo informação veiculada ontem na Rádio Bandeirantes, o candidato João Dória (PSDB) teria insinuado pedido de desfiliação dos demais tucanos que estão apoiando França (PSB), entre eles o prefeito Paulo Alexandre Barbosa. A rádio teria até mencionado a forte recepção que França teve na Prefeitura local, na última segunda-feira (8), repleta de tucanos, ex-tucanos, socialistas, sindicalistas, vereadores e todo o secretariado santista.

No Paço, França foi recebido pelo prefeito Paulo Alexandre (foto), que não se acanhou e gritou: “governador”. O governador destacou que o dia era especial e que fez questão de descer a serra para agradecer. Antes de falar, França pediu a presença do prefeito santista.

“Se for verdade, Dória precisa formalizar o pedido de expulsão à Comissão Executiva Estadual do PSDB-SP, que o submeterá a minha análise e dos demais membros do conselho”, disse Christiano. A Assessoria de João Dória não confirmou a informação e o coordenador da campanha do candidato na região, o prefeito Alberto Mourão, disse que não vai se manifestar pois não tem o amplo conhecimento da decisão de Diretoria Estadual do PSDB.  

Procurado pela Reportagem, Rominha disse ontem, por telefone, que recebeu a carta do pedido de expulsão, que já está preparando sua defesa e que continuará a apoiar França. “Nós do PSDB vicentino firmamos apoio ao Márcio e ao Caio França antes mesmo de Dória se lançar candidato. “Ele (Dória) tem esse postura de coronel. O PSDB de São Paulo não nos comunicou nada com relação a apoio. Eu montei o PSDB vicentino e, se o partido acha que não sou mais importante, que me expulse, mas vou manter minha palavra”, disse Rominha.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa e o presidente do PSDB de Santos, Flávio Jordão, não se manifestaram até às 19 horas de ontem, horário de fechamento da reportagem. O mesmo ocorreu com a Assessoria da campanha Márcio França. Em São Paulo, os expulsos podem recorrer às instâncias superiores do partido. A decisão foi aprovada na tarde desta segunda-feira (8) pelo presidente municipal da legenda, o vereador João Jorge, que ontem não foi encontrado pelo Diário.

Goldman foi expulso por apoiar a candidatura de Paulo Skaf e Castro a de França. Os demais filiados teriam apoiado Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República e não Geraldo Alckmin, que ontem criticou Dória numa reunião do partido.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Guarujá prepara 22ª Festa Cigana para o mês de maio

Convites já estão à venda a R$ 10 e um quilo de alimento não perecível; evento faz parte do Calendário Oficial da Cidade

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter