Cotidiano

Pedágios sobem em SP e mudanças nas estradas prometem mais impacto

Reajuste atinge 31 rodovias e promete afetar os preços de fretes e produtos

Luna Almeida

Publicado em 21/07/2025 às 22:02

Atualizado em 21/07/2025 às 22:14

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Além do aumento nas tarifas tradicionais, o governo paulista anunciou a instalação de 55 pórticos de pedágio / Divulgação

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Motoristas que trafegam pelas rodovias estaduais de São Paulo já sentem no bolso os efeitos do novo reajuste nas tarifas de pedágio. Desde o início de julho, os valores foram atualizados com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado em 12 meses, com alta média de 5,32%. Em alguns trechos, no entanto, o aumento chegou a ultrapassar 7%.

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A medida, autorizada pela Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), afeta diretamente rotas importantes que cruzam o estado, incluindo o sistema Anchieta-Imigrantes e corredores de ligação entre o interior e a capital paulista.

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Onde os valores mudaram

Entre as 31 rodovias com preços atualizados, estão trechos de grande fluxo como:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes)

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SP-330 (Via Anhanguera)

SP-280 (Rodovia Castello Branco)

SP-070 (Rodovia Ayrton Senna e Carvalho Pinto)

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SP-150 (Via Anchieta)

SP-160 (Rodovia dos Imigrantes)

SP-065 (Rodovia Dom Pedro I)

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SP-270 (Rodovia Raposo Tavares)

SP-021 (Rodoanel Mário Covas)

SP-099 (Rodovia dos Tamoios)

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No sistema Anchieta-Imigrantes, operado pela Ecovias, a tarifa subiu de R$ 36,80 para R$ 38,70. Já nas rodovias da Autoban, os acréscimos variam de R$ 0,50 a R$ 0,80, conforme o trecho. 

Em alguns pontos específicos das rodovias SP-075, SP-127 e SP-280, os percentuais de reajuste foram mais elevados devido a medidas de reequilíbrio financeiro dos contratos.

Pedágios sem cancela até 2030

Além do aumento nas tarifas tradicionais, o governo paulista anunciou a instalação de 55 pórticos de pedágio eletrônico no modelo free flow até o ano de 2030. Diferente dos pedágios convencionais, esses dispositivos cobram automaticamente dos veículos conforme a distância percorrida, sem a necessidade de parar nas praças.

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O projeto prevê:

  • 7 pórticos nas rodovias Raposo Tavares e Castelo Branco
     
  • 23 na Rota Sorocabana
     
  • 15 no litoral paulista
     
  • 8 entre cidades do noroeste paulista
     
  • 2 no trecho norte do Rodoanel

Na capital e região metropolitana, a Via Dutra já conta com pórticos instalados, onde a tarifa varia conforme o trânsito. Haverá também faixas expressas para motoristas que desejarem evitar congestionamentos rumo ao aeroporto de Guarulhos. A cobrança dinâmica também será aplicada em direção ao Rio de Janeiro.

Reação do setor de transportes

O aumento nos pedágios e a futura ampliação do free flow provocaram reação negativa do setor de transporte rodoviário de cargas. 

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O sindicato que representa as transportadoras afirmou que os custos serão repassados ao consumidor final, especialmente em setores como o de grãos, onde pedágio e combustível juntos representam até 60% do valor do transporte.

Segundo estudo encomendado pelo setor ao Instituto Paulista do Transporte de Cargas, aproximadamente 80% das empresas de transporte planejam reajustar os valores dos fretes por conta das novas tarifas e da cobrança eletrônica em implantação. A expectativa é que esse impacto chegue também aos preços de produtos transportados por rodovias.

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