Cotidiano

Patrimônio histórico do litoral de SP se reinventa com nova identidade e presença online

Segundo a administração municipal, a modernização busca ampliar a experiência do visitante e valorizar o acervo histórico do local

Ana Clara Durazzo

Publicado em 18/09/2025 às 13:18

Atualizado em 18/09/2025 às 13:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Prefeitura Municipal anunciou a renovação da identidade visual do espaço e a implementação de conteúdos digitais semanais em diferentes plataformas / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

O Museu da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, está passando por um processo de atualização que une tradição e inovação. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), anunciou a renovação da identidade visual do espaço e a implementação de conteúdos digitais semanais em diferentes plataformas, numa estratégia voltada para alinhar o equipamento às práticas museológicas contemporâneas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a administração municipal, a modernização busca ampliar a experiência do visitante e valorizar o acervo histórico do local, reconhecido como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1964, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em 1971.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Patrimônio do litoral de SP pode virar destino internacional com selo da Unesco

• Patrimônio Mundial da Unesco pode ser engolido pelo oceano até 2080, afirma estudo

• Famosa paisagem brasileira é reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade

Identidade inspirada na história

A nova marca do museu foi desenvolvida com base em elementos arquitetônicos que caracterizam a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. A arquitetura colonial de estilo ibérico, com arcos e janelas, as guaritas moldadas em sambaquis e a capela barroca — que no século XVIII deixou de ser casa de armas para assumir função religiosa — foram referências fundamentais no projeto de identidade visual.

Presença digital fortalecida

O processo de renovação também se estende ao ambiente virtual. O museu passará a produzir conteúdo semanal em redes sociais, com publicações no Instagram (@fortalezadabarraguaruja), YouTube (@culturaguaruja179) e Facebook (@culturaguaruja).

Continua depois da publicidade

Às terças-feiras, o quadro “Museu Explica” trará curiosidades e informações históricas, incluindo detalhes da área conhecida como “Cabeça do Dragão” e seu entorno. Já às sextas-feiras, vídeos e imagens apresentarão novos ângulos da Fortaleza, oferecendo ao público uma perspectiva inédita do espaço.

As ações incluem ainda a criação de material pedagógico voltado para escolas, com foco em conceitos e personagens históricos ligados à região.

Exposição presencial e novos recursos

A modernização não ficará restrita ao ambiente digital. A partir de outubro, os visitantes poderão conhecer uma nova exposição presencial, composta por dez painéis informativos instalados em pontos estratégicos do museu.

Continua depois da publicidade

Os banners apresentarão uma linha do tempo que abordará desde os sambaquis, passando pela presença de piratas no litoral paulista, até eventos recentes que marcam a trajetória da Fortaleza.

Preservação e acesso

Para o secretário municipal de Cultura, a iniciativa representa um avanço importante na preservação do patrimônio e no fortalecimento da identidade cultural da cidade.

“Cuidar do patrimônio cultural da Cidade é preservar a história do povo guarujaense. Renovar a identidade visual e desenvolver iniciativas de interação amplia o acesso ao espaço museológico e aproxima o público das atividades realizadas no local”, afirmou.

Continua depois da publicidade

 

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software