Cotidiano

Patrimônio histórico de quase cinco séculos em Itanhaém ganha projeto de recuperação

Será apresentado o projeto básico de restauro do conjunto arquitetônico da igreja e das ruínas, além dos primeiros resultados e próximos passos para sua recuperação.

Ana Clara Durazzo

Publicado em 01/10/2025 às 10:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O convento tem 492 anos de história e é considerado um registro vivo do passado do Brasil e da própria cidade / Divulgação/PMI

Continua depois da publicidade

Neste sábado (4), a partir das 10h, o Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém — considerado o mais antigo da cidade e um dos mais importantes patrimônios históricos do Brasil — viverá um novo capítulo em sua trajetória de quase cinco séculos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Será apresentado o projeto básico de restauro do conjunto arquitetônico da igreja e das ruínas, além dos primeiros resultados e próximos passos para sua recuperação.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Patrimônio histórico do litoral de SP se reinventa com nova identidade e presença online

• Patrimônio do litoral de SP pode virar destino internacional com selo da Unesco

• Patrimônio Mundial da Unesco pode ser engolido pelo oceano até 2080, afirma estudo

Evento no alto do Itaguaçu

A apresentação acontece no próprio convento, localizado no Morro do Itaguaçu, no Centro Histórico da cidade. A abertura será conduzida pela arquiteta Dra. Regina Helena Vieira Santos, responsável pelo projeto, junto com Andrea Holtz Terouydes, provedora da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, e Eduardo Terouydes Júnior, ex-provedor.

A programação segue com a palestra do professor Dr. Paulo Zanettini, às 11h, que apresentará os resultados da prospecção geofísica feita no local. À tarde, a partir das 14h, haverá as atividades “Prospecções Arquitetônica e Pictórica” e uma oficina prática de sensibilização ao patrimônio cultural, ministrada pelo Instituto Sarasá, sobre argamassas à base de cal.

Continua depois da publicidade

Inscrições gratuitas

A participação no evento é gratuita mediante inscrição online. Todos os inscritos recebem certificado.

História e importância

O convento tem 492 anos de história e é considerado um registro vivo do passado do Brasil e da própria cidade. De uma pequena ermida de barro construída pela Irmandade, surgiu a atual igreja em homenagem à padroeira de Itanhaém.

Com estilo Colonial Barroco dos séculos XVI e XVII, a construção teve início por volta de 1639. É o monumento mais antigo de Itanhaém e, desde 1924, com a criação da Diocese de Santos, passou a ser administrado pela Igreja Católica, com apoio da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, responsável por sua zeladoria.

Continua depois da publicidade

Realização

O evento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, com coordenação do Tudo Vira CULTSP e fomento do PROAC. Conta ainda com o apoio da Prefeitura de Itanhaém, da Irmandade Nossa Senhora da Conceição e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém.

Confira a programação do sábado (4/10):

10h – Anúncio do projeto básico de restauro conservativo

11h – Arqueologia: resultados da prospecção geofísica

Continua depois da publicidade

14h às 17h – Prospecções Arquitetônica e Pictórica + Oficina prática sobre argamassas à base de cal
 

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software