Turistas passeiam de patinete na orla da praia do Centro, em Itanhaém / Nayara Martins/DL
Continua depois da publicidade
Os patinetes elétricos são uma nova opção de entretenimento na cidade de Itanhaém. Muitos deles são encontrados nas principais avenidas da região central e também na orla da praia do centro, na Praia do Sonho, na orla da praia do Cibratel, entre outros locais.
Há quase um mês circulando na Cidade, os patinetes podem ser usados como um meio de lazer para passear ou um meio de locomoção mais rápido, por turistas e moradores.
Continua depois da publicidade
No total são 450 patinetes que estão espalhados por Itanhaém.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Pierre Pugliese Musacchio explica que a empresa Jet tem a autorização da prefeitura para a disponibilização do patinete elétrico em locais públicos, mas o município ainda não possui as regras específicas para o uso dos patinetes.
Continua depois da publicidade
“É um período experimental de 90 dias, com direito à renovação, mas eles devem respeitar a lei de trânsito”, frisa.
Afirma que esse período é uma fase para o município ter experiência e analisar como o patinete está sendo usado na cidade. “Após isso, a cidade deverá adotar regras municipais para a utilização dos patinetes em Itanhaém”.
Eles têm um perímetro para poder circular por locais já autorizados pelo município. Na orla da praia, os patinetes devem utilizar a ciclovia. Pierre diz ainda que, até o momento, não foi registrado nenhum acidente grave com o uso dos patinetes.
Continua depois da publicidade
“A prefeitura vê com bons olhos o uso dos patinetes, pois é um entretenimento agradável, além de ser um meio de locomoção mais prático”, ressalta.
Segundo o secretário, a empresa ainda ofereceu o serviço para algumas secretarias municipais da prefeitura e também à Polícia Militar, de forma gratuita.
Pierre esclarece ainda que a fiscalização dos patinetes elétricos é feita pelos agentes da própria empresa.
Mas caso algum patinete esteja estacionado em um local impróprio, os agentes do Departamento Municipal de Trânsito ou da Guarda Civil Municipal podem recolher e avisar a empresa.
Continua depois da publicidade
Os patinetes elétricos estão sendo bastante procurados por turistas em Itanhaém, em especial, na orla da praia no centro.
Um deles é o turista Rodrigo Lima, de São Paulo, que estava passeando com os dois filhos na orla da praia.
“É bem interessante para andar no litoral, é uma forma de lazer e diversão. Até mesmo para quem quiser se deslocar a locais na região central”, ressalta.
Roberto e o filho Leandro, de São Paulo, também estavam, pela primeira vez, andando de patinete na orla da praia.
Continua depois da publicidade
“Está muito legal andar de patinete, acho uma ótima experiência e opção de passeio na orla da praia”, destaca.
Conforme a empresa Jet, a partir da virada do ano, Itanhaém já conta com mais de cinco mil cadastros e 10 mil viagens.
Para manter a rede de atuação, a empresa investe em campanhas de ação educativa, com a Escola de Direção Segura, onde são disponibilizadas aulas gratuitas em praças e nas orlas da praia sobre as regras de uso e de trânsito.
Continua depois da publicidade
Por se tratar de equipamentos elétricos são para o uso individual de adultos, não podem ser usados por menores de idade, em duplas ou para o transporte de cargas.
Quanto à velocidade permitida, pode ser de até 30 quilômetros, controlada pela empresa.
Entre as regras principais os condutores devem parar nos locais previstos no mapa do aplicativo, a fim de não atrapalhar o trânsito de pessoas e de veículos.
Continua depois da publicidade
Sobre os valores para o uso do patinete elétrico, segundo a empresa, varia conforme a cidade e o horário, mas geralmente é cobrada uma taxa de desbloqueio (entre 2,00 a 3,00) e mais um custo por minuto (de R$ 0.25 a 0.99), com variações por horário e dia, a cada corrida.