Páscoa é comemorada na Baixada Santista

Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa os católicos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Comentar
Compartilhar
01 ABR 2018Por Da Reportagem13h05
Catedral, no Centro de Santos.Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.  

Dentro do cristianismo, diferentes religiões e denominações celebram a Páscoa de maneira diferente. Por exemplo, enquanto os católicos são encorajados a não comer carne na Quaresma, para os protestantes não existe essa restrição. 

Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa - período conhecido como Quaresma - os católicos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas da palmeira, para comemorar a sua chegada.

A Sexta Feira Santa é o dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus na cruz. E por fim, com a chegada do Domingo de Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Cristo e a sua primeira aparição entre os seus discípulos.

A Páscoa já era comemorada antes do surgimento do Cristianismo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou aproximadamente 400 anos.

Segundo a Bíblia, supostamente Jesus teria participado de várias celebrações pascais. Quando tinha doze anos de idade foi levado pela primeira vez pelos seus pais, José e Maria, para comemorar a Páscoa, conforme narram algumas das histórias do Novo Testamento da Bíblia.

A mais famosa participação relatada na bíblia foi a “Última Ceia”, onde Jesus e os seus discípulos fizeram a “comunhão do corpo e do sangue”, simbolizados pelo pão e pelo vinho. 

Confira a programação das igrejas em homenagem a Jesus

São Vicente

Área Continental - Em sua 26ª edição, a “Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” será realizada no Humaitá. Hoje tem apresentação às 19h, na Praça 128, s/n, ao lado da Paróquia São José de Anchieta. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) que será doado a famílias carentes.

Santos

As Missas da Páscoa na Catedral de Santos serão realizadas hoje às 9 e às 18h.  

Bertioga

Celebração da Páscoa do Senhor
7 horas – Missa na Igreja Matriz.
8 horas – Missa na Morada da Praia.
9 horas – Missa na Riviera.
10 horas – Missa em Guaratuba.
10h30 – Missas no Indaiá e São Lourenço.
19h30 – Missas na Igreja Matriz e na Vista Linda.