Cotidiano

Parque Valongo celebra 1 ano de existência com nova fase de expansão

Equipamento já atraiu meio milhão de visitantes e será ampliado com obras no Armazém 3, restauro da Casa de Pedra e futuro terminal de passageiros

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 04/07/2025 às 15:45

Atualizado em 04/07/2025 às 15:51

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Parque Valongo atraiu meio milhão de visitantes em um ano e será ampliado a partir de agosto / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Inaugurado em 5 de julho de 2024, o Parque Valongo celebra seu primeiro aniversário como uma das principais atrações culturais e turísticas de Santos. Em apenas um ano, o espaço revitalizado no antigo complexo portuário recebeu cerca de 500 mil visitantes de todo o Brasil, sediou aproximadamente 30 eventos e deu início a uma transformação urbanística que continua em ritmo acelerado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com a recente inauguração da Passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla, no final de junho, a estrutura ganhou mais um acesso com total acessibilidade, fortalecendo a integração entre o parque e o Centro Histórico. E os avanços não param: já está programado para agosto o início das obras de revitalização do Armazém 3, marcando o início da terceira fase do projeto.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Boulevard Aéreo é inaugurado nesta quinta-feira (26) no Parque Valongo

• Parque Valongo se transforma com arraiás inéditos no dia 7 de junho

A nova etapa da expansão será viabilizada com recursos do Trimmc (Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias), firmado com a Brasil Terminal Portuário (BTP). O investimento integra um pacote de R$ 23,7 milhões, destinados também ao restauro dos armazéns 1 e 2, além da histórica Casa de Pedra. No futuro, o projeto prevê a instalação do terminal marítimo de passageiros, consolidando o parque como um novo polo de turismo e conexão entre cidade e porto.

“O Parque Valongo é a prova de que sonhos podem se tornar realidade com trabalho e união entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil”, afirma o prefeito Rogério Santos. “É um dos maiores marcos da revitalização do Centro Histórico e resgatou a relação da cidade com o espelho d’água do maior porto da América Latina.”

Continua depois da publicidade

Espaço cultural e ponto turístico

Desde sua inauguração, o Parque Valongo tem sido palco de grandes atrações culturais. O show de abertura com Zeca Baleiro homenageou Chorão com a canção “Proibida pra Mim (Grazon)”, marcando o tom artístico do espaço. A partir daí, recebeu nomes como Péricles, Marcelo Falcão, CPM 22, Maneva e Calcinha Preta, além de eventos culturais, gastronômicos e o Santos Festival Geek, maior do gênero no Brasil.

Segundo o secretário de Governo, Fábio Ferraz, a resposta do público é a maior demonstração do sucesso do projeto. “Com a nova passarela e as próximas etapas das obras, o parque tende a atrair cada vez mais visitantes e se consolidar como referência cultural e turística”, projeta.

Atualmente, o Parque Valongo recebe arraiás inéditos. Confira a programação.

Continua depois da publicidade

Um novo destino no berço do Porto

Instalado numa área de 10 mil m² e com 300 metros de linha d’água, o Parque ocupa a região dos antigos Armazéns 4, 5 e 6, devolvendo vida a uma das áreas mais antigas e simbólicas do Porto de Santos — berço da cidade e ponto estratégico escolhido no passado por sua proteção natural contra ataques piratas.

O historiador Dionísio Almeida, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), lembra que até o final do século 19, o chamado porto era composto por 18 trapiches (pontes) e que, em 1892, os primeiros 260 metros do porto organizado foram inaugurados justamente nesta área.

Durante décadas, porém, os armazéns do Valongo permaneceram inativos, reflexo da migração populacional do Centro para a orla e das mudanças operacionais do Porto. A mudança de cenário começou a se concretizar em 2023, quando a Autoridade Portuária de Santos (APS) cedeu gratuitamente a área da primeira fase à Prefeitura. Com parcerias firmadas com empresas como COFCO International Brasil e Ecoporto, o Município garantiu investimento de R$ 20 milhões, sem custos aos cofres públicos.

Continua depois da publicidade

Parcerias e infraestrutura moderna

A primeira fase resultou na revitalização do antigo Armazém 4, agora um espaço moderno, coberto e climatizado. No entorno, surgiram áreas de lazer com quadra de beach tennis, playground infantil, jardins, píer de contemplação e até uma plataforma flutuante com capacidade para 14 embarcações.

A segunda fase, entregue em junho, trouxe a Passarela Porto-Cidade, com 228 metros de extensão e formato helicoidal, garantindo acessibilidade universal. A estrutura é resultado de uma contrapartida da APS e da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS).

“A entrega da nova passarela e o início da obra no Armazém 3 consolidam o Parque como o elo entre Porto e Cidade”, resume Glaucus Farinello, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. “O projeto é estratégico para o turismo, o patrimônio histórico e a economia local.”

Continua depois da publicidade

Espaço disponível para eventos

Além de atrair visitantes, o Parque Valongo pode ser alugado por interessados em realizar eventos, com toda a renda revertida para o Fundurb — Fundo de Desenvolvimento Urbano de Santos — e destinada exclusivamente à manutenção e melhorias do espaço. Informações sobre locações estão disponíveis no hotsite oficial da Prefeitura.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software