Parque Cotia-Pará reabre amanhã

Local passou por reformas e passa por últimos ajustes antes da reinauguração

Comentar
Compartilhar
24 ABR 201523h45

Fechado desde 2013, o Parque Cotia-Pará, em Cubatão, reabre amanhã (26). O local passou por reforma, com a recuperação de diversos equipamentos. A previsão inicial para a reinauguração era em janeiro, mas o prazo não foi cumprido.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Rafael Ferreira de Abreu, a abertura é um resgate da história da cidade. “Esse local faz parte da história de Cubatão. Isso traz ao município um resgate da história que cada um viveu aqui. Eu mesmo, quando era mais novo, vinha aqui, fazia piqueniques. No domingo, vamos abrir para a comunidade. Foi uma força-tarefa realizada pela Administração, pelos funcionários do parque. Vai ser muito proveitoso e tenho certeza que a população vai adorar”.

A atração começa a funcionar às 10 horas. Abreu comentou sobre as novidades apresentadas no local. “Teremos equipamentos de aventura para crianças como parede de escalada e tirolesa, além pedalinhos. Todos os quiosques foram revigorados. Tivemos a aquisição de animais novos e, principalmente, a minifazenda. O município adquiriu dois pôneis e dois mini bovinos. Tem bastante novidade e vale a pena conferir”.

Ontem (24), funcionários da Companhia Cubatense de Urbanização e Saneamento (Cursan) e do local ainda trabalhavam nos últimos detalhes da reforma, como a colocação de cercas e a finalização do portal de entrada, próximo ao bairro Vila Natal.

Parque Cotia-Pará reabre amanhã (Foto: Luiz Torres/DL)

Atração

Para a abertura, está prevista uma mostra de produtos orgânicos, com a participação de produtores do Vale do Ribeira e outras regiões, promovida pela Associação dos Produtores do Vale do Ribeira (Aovale) e pela Associação Uno e Verso. Na oportunidade, o público poderá manter contato direto com os produtores.

Obras

Entre os trabalhos realizados no Parque Cotia-Pará estão a reforma do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e a criação de uma área para recreação infantil. O espaço também ganhou um borboletário natural, com plantas especialmente escolhidas para atrair as borboletas.

Além disso, foram feitas a troca de todo o gradil que cercam os lagos, a reforma completa da Trilha do Cristo Redentor, que leva até o monumento, além de outras trilhas e caminhos do parque, e o próprio monumento recebeu pintura.
O zoológico existente no parque teve as aquisições de novos animais não silvestres, como calopsitas, galinhas d'angola, papagaios australianos, entre outros. E ainda, foi feita a reforma dos quiosques para lanches.

Serviço

O Parque Cotia-Pará tem umaárea de 840 mil m², está localizado às margens da Via Anchieta, cerca de dois quilômetros distante do centro de Cubatão. Após a reabertura, o local funcionará de terça-feira à domingo, das 8 às 17 horas. O NEA terá atividades educativas durante os dias úteis, recebendo o público para passeios nos finais de semana.