Parque Bitaru, em São Vicente, está abandonado, dizem moradores

De acordo com os munícipes, é inaceitável o descaso com a limpeza urbana no local

Comentar
Compartilhar
06 NOV 2017Por Vanessa Pimentel10h01
Munícipes reclamam das calçadas tomadas pelo mato, asfalto esburacado e enchentes, em São VicenteFoto: Rodrigo Montaldi/DL

Calçadas tomadas pelo mato, asfalto esburacado, enchentes. Estes são alguns dos problemas enfrentados pelos moradores do bairro Parque Bitaru, em São Vicente. A situação foi relatada ao Diário do Litoral através do canal de sugestões ‘Post Impresso’.

De acordo com o leitor Eduardo Lima, é inaceitável o descaso com a limpeza urbana no local. “Mato alto, sujeira e sinais típicos de abandono por parte da administração municipal”, diz ele ao enviar imagens de uma calçada tomada pela vegetação na Rua Primavera.

O munícipe diz que a limpeza das vias e avenidas só acontece com frequência no centro e nas praias, mas que os bairros mais afastados estão sendo esquecidos pelos serviços de zeladoria urbana.

Em visita ao local a Reportagem constatou as cenas relatadas pelo leitor e encontrou Everaldo Augusto Silva capinando o passeio. “Os moradores me pagam para limpar as calçadas porque se depender do serviço público, não tem. Aqui mesmo, o mato estava mais que meio metro de altura”, explica ele ao indicar a marca do matagal no meio do muro.

Como Everaldo está desempregado, acabou achando na falta no poder público, uma oportunidade de ganhar um ‘dinheirinho’. “Eu faço a limpeza das ruas há anos. Sei que é função da prefeitura, já que a gente paga os impostos e na teoria, eles deveriam retornar em forma de serviços. Mas, enquanto isso não acontece, eu vou fazendo meus bicos”, justifica.

André Luiz mora no bairro há 40 anos e relata que as enchentes também são constantes por ali. “Os canais foram limpos no início do ano e só. Seria bom se fizessem uma nova limpeza agora porque daqui a pouco começam as chuvas de verão e aí piora tudo”, diz.

Na Rua João Serrano e Senador Nereu Ramos, os buracos atrapalham a vida de quem anda a pé ou de carro. Uma moradora que reside no bairro há 32 anos afirma que o problema é antigo, “mais de cinco anos”, diz enquanto aponta os locais onde os buracos não param de crescer.

Prefeitura aguarda R$10 milhões em verba para realizar reparos

A Prefeitura de São Vicente, por meio de nota, informou que aguarda a obtenção de R$ 10 milhões do programa ‘Desenvolve São Paulo’ para a repavimentação de diversas vias da cidade, entre as quais as situadas no Parque Bitaru.

Já a limpeza e capinação na Rua Primavera e demais vias do entorno estão no cronograma de serviços da Codesavi para a próxima semana.

Em relação à preocupação das enchentes citada pelos moradores, a Sedup enviará uma equipe para verificar a situação das galerias de águas pluviais no bairro e, se necessário, realizará a desobstrução.