X

Cotidiano

Parceria permite construção de novas moradias na Aldeia Rio Silveira, em Bertioga

O anúncio ocorreu recentemente, com a assinatura da ordem de serviço para construção das unidades, a cargo da CDHU

Caroline Souza

Publicado em 29/03/2018 às 18:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As Terras Indígenas Rio Silveira receberão 30 novas moradias / Divulgação/PMB

Com investimentos de cerca de 2,9 milhões, as Terras Indígenas Rio Silveira receberão 30 novas moradias, destinadas ao povo Guarani, por meio de parceria entre o Município de Bertioga, Governo do Estado e a Funai. O anúncio ocorreu recentemente, com a assinatura da ordem de serviço para construção das unidades, a cargo da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo).

De acordo com o Secretário de Obras e Habitação de Bertioga, Luiz Carlos Rachid, em 2017, verificou-se a necessidade de melhorias na aldeia. Algumas casas estavam em condições de deterioração e precárias. "Foi um esforço da Administração junto ao Governo do Estado à viabilização dessas moradias".

O projeto foi acompanhado e teve participação dos indígenas da Aldeia Rio Silveira, antes de ser finalizado e aprovado.

As residências terão 58 m², com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro (com acesso externo, conforme solicitado pelo povo Guarani), fogão a lenha. A construção é de alvenaria, mas o projeto faz uso de elementos que harmonizam com a cultura indígena, como a madeira na varanda e espaço para pintura externa de temas da etnia. As casas também contarão com cobertura de telha cerâmica, forro e aquecedor solar de água.

De acordo com a CDHU, a elaboração do projeto executivo está na fase final. Na sequência, será realizado o processo de licitação para a empresa que irá executar a obra. A Funai já realizou o processo de Plotagem (localização por mapa das casas na aldeia) e a Prefeitura fará agora um laudo do terreno dessas áreas definidas pela Funai.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Atenção Cineastas! 'Fábrica do Audiovisual' abre inscrições em Santos

Para participar, os alunos precisam ter mais de 18 anos e morar em Santos

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter