Cotidiano
Com shows em quatro pontos da orla e reforço policial, este destino é a aposta favorita para quem busca uma virada de ano mais inclusiva
Cidade espera recorde de turistas e adota estratégia inédita de distribuição de fogos de baixo ruído em comunidades tradicionais. / Divulgação
Continua depois da publicidade
Ilhabela se prepara para receber 2026 com uma das maiores festas de Réveillon do Litoral Norte paulista. A cidade terá programação gratuita em quatro pontos da orla, queima de fogos sem estampido e reforço na segurança pública.
A programação, promovida pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, contará com shows musicais na Praia Grande e no Portinho, na região Sul, além do Perequê e da Vila, no Centro da cidade.
Continua depois da publicidade
As apresentações começam a partir das 20h e seguem após a meia-noite, oferecendo diferentes opções de lazer para públicos variados.
Praia Grande
21h - Helinho do Pagode
Intervalo - DJ Kost
23h - Marcelo Totó
Portinho
21h - Diniz e Banda
Intervalo - DJ Julio Bittencourt
23h - Felipe Blu
Perequê
21h - Mano Beethoven
Intervalo - DJ Japs
23h - Pronúncia do Olhar
Vila (Centro Histórico)
21h - Jonas Coronado
Intervalo - DJ Alex
23h - TomCats
Continua depois da publicidade
A virada do ano em Ilhabela também será marcada pela tradicional queima de fogos sem estampido, distribuída ao longo da orla da Praia Grande, Portinho, Perequê e Vila.
Leia também, Vai viajar para curtir a virada? Veja como estão as rodovias até o litoral
A Prefeitura ainda fará a distribuição de fogos de baixo ruído em regiões mais afastadas do centro e em comunidades tradicionais, como Veloso, Praia do Pinto, Castelhanos e Bonete.
Continua depois da publicidade
A adoção exclusiva de fogos silenciosos segue a Lei Municipal nº 1.204/2017, que proíbe o uso de artefatos com alto impacto sonoro no município.
A medida reforça o compromisso com o bem-estar animal, a preservação ambiental e a inclusão, garantindo mais conforto para crianças, idosos e pessoas sensíveis ao barulho, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O período de fim de ano marca o auge da temporada turística na cidade. Segundo dados do Observatório de Turismo de Ilhabela, a expectativa é de que cerca de 50 mil pessoas estejam no município apenas na virada do ano.
Continua depois da publicidade
O movimento é impulsionado pela alta taxa de ocupação da rede hoteleira, pelo aquecimento do comércio e pela chegada de navios de cruzeiro.
Para assegurar a tranquilidade durante as comemorações, Ilhabela contará com o reforço de 89 policiais militares, que atuam no policiamento ostensivo e preventivo por meio da Operação Verão.
O município também disponibilizou estrutura de apoio ao efetivo, com alimentação e hospedagem em alojamento reformado.
Continua depois da publicidade
A Operação Verão segue até fevereiro e, de acordo com projeções do Observatório de Turismo, Ilhabela deve ultrapassar a marca de 1 milhão de visitantes entre dezembro e o Carnaval, um crescimento estimado de 8% em relação ao verão anterior.
Diante do aumento no fluxo de pessoas, a Prefeitura reforça ações integradas de segurança, mobilidade, ordenamento urbano e serviços públicos, buscando garantir uma experiência positiva para moradores e visitantes durante toda a temporada.