X

Cotidiano

Para celebrar festa junina em casa, santista cria o 'kit de arraiá'

LG Rodrigues

Publicado em 14/06/2020 às 10:06

Atualizado em 14/06/2020 às 12:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Karim não quis deixar as festas juninas passarem em branco e decidiu criar seu próprio 'kit de arraiá'; Novidade fez sucesso na web. / ARQUIVO PESSOAL

Pela primeira vez em décadas, o brasileiro deverá passar o mês de junho sem pular fogueira e formar quadrilha (pelo menos de forma lícita), mas isso não impede que você possa fazer uma festa junina durante a quarentena e apenas para os familiares que moram com você. Foi pensando nisso que uma moradora de Santos decidiu dar início à montagem e venda de pequenos 'kits de arraiá' que devem ajudar a matar um pouco da saudade durante este mês.

Os kits de festa junina surgiram após a santista Karin Moura se dar conta que o mês de junho estava cada vez mais próximo e pela primeira vez em muito tempo, ela não seria capaz de juntar os amigos para celebrar a data com uma das festas mais típicas de todo o Brasil.

"A ideia veio porque todo ano a gente se junta e faz uma festinha, um arraiá mesmo, e geralmente eu que fico com as guloseimas, seja cuscuz, caldo verde, o pessoal pede pra eu fazer. Eu vi um amigo cozinhando pinhão e pensei que esse ano pela primeira vez, já estamos em junho, e não vai ter festa, não vai ter festa junina. Foi quando comecei a sentir falta disso e o pessoal em um grupo de amigos questionou se eu não ia fazer nada", explica.

Inconformada que a data poderia passar em branco não apenas para ela, mas para muitas outras famílias que são fãs de carteirinha dos festejos, Karin percebeu que poderia inovar nos kits que ficaram famosos desde o começo da quarentena.

"Foi quando pensei, 'poxa, será que não posso pegar essas caixas de aniversário que tá todo mundo fazendo e colocar coisas juninas dentro? Ao invés de vender bolos, brigadeiros, posso vender uma festa junina'. Eu sou uma profissional do comércio exterior, mas eu trabalho na parte comercial então tenho um pouco desse lance comercial".

O conceito de comercializar festas juninas 'in box' acabou ganhando força também devido à questão financeira, uma vez que o isolamento social levou a família de Karin a apertar o orçamento mensal.

"Meu marido é musico e é uma classe muito afetada porque não tem nem previsão de volta, então eu comecei a pensar em coisas que poderia ajudar no orçamento de casa porque temos dois filhos e há um tempo atrás ele chegou até a fazer uma vaquinha online e rifou um show dele na internet. Foi enquanto eu pesquisava coisas diferentes que eu poderia fazer na internet que pensei na caixa junina. Todo mundo sempre dizia que eu cozinhava bem e eu gosto mesmo, então fiz uma experiência e gostei".

A recepção foi positiva e a partir deste ponta pé inicial, Karin decidiu que poderia começar a anunciar seus kits.

"Fiquei muito surpresa. O pessoal abraçou a ideia, pediu para abrirmos nossa publicação para pública, um monte de gente me adicionou e nesse fim de semana já vou fazer a entrega de pelo menos nove kits e estamos só na primeira semana de junho. É uma maneira de se reinventar".

A empreendedora destaca que a ideia dos kits de festa junina é incluir itens que tecnicamente seriam menos simples de se preparar durante a rotina corrida das famílias.

"Eu coloco no kit geralmente o que você não faz em casa. Eu quase sempre faço kit para duas pessoas e vem caldo verde, coloco um bolo típico, onde dou duas opções, ou bolo de laranja ou fubá, e eu faço no próprio dia pra não estragar e a pessoa receber tudo fresquinho. Eu também coloco cuscuz paulista com atum, também faço um vinho quente e coloco ou refrigerante ou suco, depende do que a pessoa quiser, e acompanha também torradinhas e doces típicos, seja arroz doce ou canjica", conclui.

Quem ficou interessado e quiser entrar em contato com ela para encomendar seu próprio kit de festa junina pode acessar o perfil @karinmourasantos no Instagram ou enviar mensagem para o WhatsApp: (13) 9-9676-4050.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter