X

Cotidiano

Papo de Domingo: Conheça os benefícios do pilates e da massagem Ayurvédica

Na era digital, a mente recebe estímulos o tempo todo. Segundo Karina, ter tempo para relaxar é questão de saúde

Vanessa Pimentel

Publicado em 16/04/2017 às 11:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

'Quando você se permite acalmar a mente e a fazer um trabalho de reconexão, consegue descobrir coisas de si mesmo e a massagem é uma maneira de conseguir isso / Matheus Tagé/DL

Em um mundo onde a vida parece passar cada vez mais depressa e as pessoas recebem estímulos mentais a todo instante, ter um tempo para relaxar se torna cada vez mais escasso. Pensando nisso, Karina Conde deixou a carreira bem sucedida de jornalista para se dedicar aos cuidados com a casa que nos guarda enquanto vivemos por aqui: nosso corpo.

Atualmente, ela é diretora no K Studio, um espaço localizado na Ponta da Praia, em Santos, que oferece a busca pelo bem estar através de técnicas de massagens e atividades físicas que trabalham o corpo de forma consciente.  Bailarina clássica formada, a paixão por tudo que se relaciona ao corpo foi algo tão inerente a ponto de transformar o plano B em profissão. Conheça um pouco mais sobre os benefícios do Pilates e a massagem Ayurvédica na edição deste Papo de Domingo.

Diário do Litoral - Quais benefícios a prática do Pilates oferece ao corpo?
Karina Conde -
No Pilates você trabalha toda a parte de inteligência corporal, fortalecimento, postura e melhora das dores crônicas através de uma movimentação mais consciente.

DL - Como o pilates ativa essa consciência corporal que você diz?
Karina -
O pilates é uma atividade muito antiga e tem como característica um trabalho consciente o tempo todo. Não é algo possível de ser feito no piloto automático, até porque os exercícios são associados com a respiração, então tem que prestar atenção no que está fazendo. Muitas lesões e dores acontecem por conta de uma má postura que você já incorporou e aquilo fica na memória do seu corpo, então é preciso desprogramar. O pilates reprograma para que o seu piloto automático seja a postura boa. É uma atividade muito individual porque o corpo é muito diferente um do outro, por isso a aula é muito personalizada e cuidadosa nos ajustes, com poucas repetições e muita qualidade.

DL- Como a gravidade influencia na postura?
Karina -
É como se ela sentasse na nossa cabeça. Se você não tem uma musculatura construída que estruture seu corpo para ele não desabar com a gravidade, realmente você vai ter dor no fim do dia. O pilates não é só alongamento. Ele tem um trabalho de flexibilidade, saúde das articulações e também trabalha muito o fortalecimento muscular.

DL - Qualquer pessoa pode praticar?
Karina -
Se há lesão grave é preciso a avaliação e liberação do médico, mas o pilates é uma atividade que encaixa para todo mundo justamente porque ela é individualizada. O corpo precisa ser estimulado o tempo inteiro e isso é algo para te manter bem durante toda a vida. Em termos de contorno corporal, já é possível notar mudanças em dois meses, até porque trabalha muito o centro do abdome e com ele fortalecido você já não fica mais desabada. As aulas duram uma hora e nos cinco minutos finais trabalhamos o ­relaxamento.

DL - Em relação as massagens, qual a importância delas além do físico?
Karina -
Hoje em dia as pessoas têm mais do que nunca a necessidade do relaxamento, então a massagem deixou de ser a muito tempo algo que é uma firula, uma coisa para poucos.  A gente tem uma vida corridíssima, nociva, muito stress, muito estímulo mental, então precisamos de vez em quando ter as pausas. Todas essas técnicas de massagem que a gente aplica aqui vão por esse caminho: trazer as pessoas para uma frequência cerebral mais tranquila e ativar a resposta de relaxamento do corpo.

DL - O que é massagem Ayurvédica?
Karina -
A massagem Ayurvédica vem da Ayurveda, que é a medicina indiana, ou seja, ela tem a sua origem fora do Ocidente. Os ocidentais tem uma dificuldade em entender a importância e o benefício da massagem e do alinhamento dos centros de energias, ou chacras. Quando chega um cliente que não acredita nesta filosofia, eu peço para que usufrua então do benefício físico, porque independentemente disso, a massagem relaxa a musculatura.

DL - Como ela é feita?
Karina -
Existem pontos específicos do corpo que são trabalhados durante toda a massagem, todo o caminho de deslizamento das mãos tem um porque nesse trabalho de desbloqueio, o que acaba sendo benéfico também para a circulação sanguínea. O importante é que quando acaba as pessoas sempre dizem o quanto aquilo fez bem e isso vai além do físico. É como se desligasse a chave e ligasse de novo. A massagem é especial porque ela traz isso.

DL- Você citou sobre a dificuldade dos ocidentais em entender essas questões energéticas e internas.  É cultural?
Karina -
Os ocidentais têm uma cultura muito prática e não conseguem enxergar os benefícios além das coisas que se pode ver ou tocar, enquanto que os orientais, até pela própria cultura, acreditam que tudo está interligado. Na Índia, a medicina Ayurveda é aplicada em alguns hospitais porque eles partem do princípio que se você não estiver com o seu corpo em equilíbrio - e isso tem a ver com a sua energia e com o seu emocional - você pode ficar doente. Então eles trabalham na prevenção da doença, mantendo o corpo em equilíbrio através da yoga, da alimentação, da massagem, enfim, de uma serie de terapias de limpeza dos chacras. A massagem não tem a ver com religião, nada disso, é apenas uma filosofia. O oriental consegue enxergar o todo e as questões emocionais estão muito ligadas a tudo isso.

DL - Quais os fundamentos da medicina ­Ayurveda?
Karina -
Eles falam em doshas, digamos assim de uma maneira bem rasa, três tipos de pessoas: Kapha, Pitta e Vata. Então é feito toda uma anamnese (rememoração gradativa) para saber qual é o seu dosha. Com essa informação, todo o trabalho de alimentação, de massagem e tudo mais vai ser feito para harmonizar com o seu dosha.

DL - Você acha que as pessoas estão buscando cada vez mais práticas que tragam equilíbrio?
Karina -
As pessoas hoje em dia tem muita dificuldade para relaxar, mas já estão em busca e isso é ótimo. Quando você se permite acalmar a mente e a fazer um trabalho de reconexão, consegue descobrir coisas de si mesmo e a massagem é uma maneira de conseguir isso. Ela melhora o sono, a produtividade, a imunidade, enfim, traz só benefícios.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter