X

Cotidiano

Papo de Domingo: Conheça os benefícios do pilates e da massagem Ayurvédica

Na era digital, a mente recebe estímulos o tempo todo. Segundo Karina, ter tempo para relaxar é questão de saúde

Vanessa Pimentel

Publicado em 16/04/2017 às 11:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

'Quando você se permite acalmar a mente e a fazer um trabalho de reconexão, consegue descobrir coisas de si mesmo e a massagem é uma maneira de conseguir isso / Matheus Tagé/DL

Em um mundo onde a vida parece passar cada vez mais depressa e as pessoas recebem estímulos mentais a todo instante, ter um tempo para relaxar se torna cada vez mais escasso. Pensando nisso, Karina Conde deixou a carreira bem sucedida de jornalista para se dedicar aos cuidados com a casa que nos guarda enquanto vivemos por aqui: nosso corpo.

Atualmente, ela é diretora no K Studio, um espaço localizado na Ponta da Praia, em Santos, que oferece a busca pelo bem estar através de técnicas de massagens e atividades físicas que trabalham o corpo de forma consciente.  Bailarina clássica formada, a paixão por tudo que se relaciona ao corpo foi algo tão inerente a ponto de transformar o plano B em profissão. Conheça um pouco mais sobre os benefícios do Pilates e a massagem Ayurvédica na edição deste Papo de Domingo.

Diário do Litoral - Quais benefícios a prática do Pilates oferece ao corpo?
Karina Conde -
No Pilates você trabalha toda a parte de inteligência corporal, fortalecimento, postura e melhora das dores crônicas através de uma movimentação mais consciente.

DL - Como o pilates ativa essa consciência corporal que você diz?
Karina -
O pilates é uma atividade muito antiga e tem como característica um trabalho consciente o tempo todo. Não é algo possível de ser feito no piloto automático, até porque os exercícios são associados com a respiração, então tem que prestar atenção no que está fazendo. Muitas lesões e dores acontecem por conta de uma má postura que você já incorporou e aquilo fica na memória do seu corpo, então é preciso desprogramar. O pilates reprograma para que o seu piloto automático seja a postura boa. É uma atividade muito individual porque o corpo é muito diferente um do outro, por isso a aula é muito personalizada e cuidadosa nos ajustes, com poucas repetições e muita qualidade.

DL- Como a gravidade influencia na postura?
Karina -
É como se ela sentasse na nossa cabeça. Se você não tem uma musculatura construída que estruture seu corpo para ele não desabar com a gravidade, realmente você vai ter dor no fim do dia. O pilates não é só alongamento. Ele tem um trabalho de flexibilidade, saúde das articulações e também trabalha muito o fortalecimento muscular.

DL - Qualquer pessoa pode praticar?
Karina -
Se há lesão grave é preciso a avaliação e liberação do médico, mas o pilates é uma atividade que encaixa para todo mundo justamente porque ela é individualizada. O corpo precisa ser estimulado o tempo inteiro e isso é algo para te manter bem durante toda a vida. Em termos de contorno corporal, já é possível notar mudanças em dois meses, até porque trabalha muito o centro do abdome e com ele fortalecido você já não fica mais desabada. As aulas duram uma hora e nos cinco minutos finais trabalhamos o ­relaxamento.

DL - Em relação as massagens, qual a importância delas além do físico?
Karina -
Hoje em dia as pessoas têm mais do que nunca a necessidade do relaxamento, então a massagem deixou de ser a muito tempo algo que é uma firula, uma coisa para poucos.  A gente tem uma vida corridíssima, nociva, muito stress, muito estímulo mental, então precisamos de vez em quando ter as pausas. Todas essas técnicas de massagem que a gente aplica aqui vão por esse caminho: trazer as pessoas para uma frequência cerebral mais tranquila e ativar a resposta de relaxamento do corpo.

DL - O que é massagem Ayurvédica?
Karina -
A massagem Ayurvédica vem da Ayurveda, que é a medicina indiana, ou seja, ela tem a sua origem fora do Ocidente. Os ocidentais tem uma dificuldade em entender a importância e o benefício da massagem e do alinhamento dos centros de energias, ou chacras. Quando chega um cliente que não acredita nesta filosofia, eu peço para que usufrua então do benefício físico, porque independentemente disso, a massagem relaxa a musculatura.

DL - Como ela é feita?
Karina -
Existem pontos específicos do corpo que são trabalhados durante toda a massagem, todo o caminho de deslizamento das mãos tem um porque nesse trabalho de desbloqueio, o que acaba sendo benéfico também para a circulação sanguínea. O importante é que quando acaba as pessoas sempre dizem o quanto aquilo fez bem e isso vai além do físico. É como se desligasse a chave e ligasse de novo. A massagem é especial porque ela traz isso.

DL- Você citou sobre a dificuldade dos ocidentais em entender essas questões energéticas e internas.  É cultural?
Karina -
Os ocidentais têm uma cultura muito prática e não conseguem enxergar os benefícios além das coisas que se pode ver ou tocar, enquanto que os orientais, até pela própria cultura, acreditam que tudo está interligado. Na Índia, a medicina Ayurveda é aplicada em alguns hospitais porque eles partem do princípio que se você não estiver com o seu corpo em equilíbrio - e isso tem a ver com a sua energia e com o seu emocional - você pode ficar doente. Então eles trabalham na prevenção da doença, mantendo o corpo em equilíbrio através da yoga, da alimentação, da massagem, enfim, de uma serie de terapias de limpeza dos chacras. A massagem não tem a ver com religião, nada disso, é apenas uma filosofia. O oriental consegue enxergar o todo e as questões emocionais estão muito ligadas a tudo isso.

DL - Quais os fundamentos da medicina ­Ayurveda?
Karina -
Eles falam em doshas, digamos assim de uma maneira bem rasa, três tipos de pessoas: Kapha, Pitta e Vata. Então é feito toda uma anamnese (rememoração gradativa) para saber qual é o seu dosha. Com essa informação, todo o trabalho de alimentação, de massagem e tudo mais vai ser feito para harmonizar com o seu dosha.

DL - Você acha que as pessoas estão buscando cada vez mais práticas que tragam equilíbrio?
Karina -
As pessoas hoje em dia tem muita dificuldade para relaxar, mas já estão em busca e isso é ótimo. Quando você se permite acalmar a mente e a fazer um trabalho de reconexão, consegue descobrir coisas de si mesmo e a massagem é uma maneira de conseguir isso. Ela melhora o sono, a produtividade, a imunidade, enfim, traz só benefícios.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

Cotidiano

Confira o resultado da +Milionária no concurso 141, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 176.000.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter