A iniciativa tem como propósito atender aos pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social / Ascom Correios
Continua depois da publicidade
A campanha Papai Noel dos Correios foi oficialmente lançada nesta sexta-feira (7), em cerimônia realizada no edifício-sede da estatal, em Brasília (DF).
O evento contou com a presença de alunos do Centro de Educação Infantil da Candangolândia, que entregaram pessoalmente suas cartinhas ao Bom Velhinho – que, neste ano, chegou de bicicleta elétrica, simbolizando o compromisso da empresa com inovação sustentável e responsabilidade ambiental.
Continua depois da publicidade
Há 36 anos, a ação mobiliza funcionários dos Correios e toda a sociedade em uma corrente de solidariedade voltada para o Natal.
Desde sua criação, a iniciativa tem como propósito atender aos pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social, reforçando valores de inclusão, diversidade, integridade e empatia.
Continua depois da publicidade
De acordo com os Correios, desde o início da campanha já foram atendidas quase 7 milhões de cartas. Somente em 2024, quando a ação completou 35 anos, 350 mil pedidos foram adotados por madrinhas e padrinhos de todo o Brasil.
O processo é simples, mas repleto de significado. Os Correios recebem as cartinhas escritas por crianças de escolas públicas (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições sociais parceiras.
Após passarem por uma triagem, as cartas são publicadas no Blog do Noel, onde podem ser adotadas por voluntários de todo o país.
Continua depois da publicidade
Até o momento, mais de 130 mil cartas já foram cadastradas para adoção. Os pedidos vão de brinquedos tradicionais, como bonecas, carrinhos e bicicletas, a itens essenciais, como material escolar e roupas.
Para garantir a transparência do processo, quem deseja adotar uma carta deve realizar cadastro com CPF ou CNPJ. Todas as datas, locais e horários dos pontos de adoção podem ser consultados no site.
Os Correios não entregam cartas em residências. Todas as adoções devem ser feitas somente nos pontos oficiais indicados no blog.
Continua depois da publicidade
Os presentes devem ser entregues presencialmente nas agências ou locais informados pela campanha, seguindo o cronograma oficial e devidamente identificados com os dados da cartinha correspondente.
Os Correios incentivam a criatividade e a escrita à mão. Por isso, as cartas precisam ser manuscritas e conter o CPF da criança. Existem duas formas de envio:
Presencial: entrega direta em uma das agências participantes;
Continua depois da publicidade
Digital: envio por meio do Blog do Noel, com o conteúdo fotografado ou digitalizado.
Após a análise e aprovação, as cartas ficam disponíveis para adoção. Importante: não são aceitas correspondências com endereços, fotos ou telefones pessoais.
A campanha, que se tornou um símbolo de empatia no Natal brasileiro, segue crescendo e se adaptando aos novos tempos.
Continua depois da publicidade
Com o lema de “transformar sonhos em realidade”, o Papai Noel dos Correios renova, a cada ano, o espírito de solidariedade que une milhões de brasileiros.