Cotidiano

Papai Noel dos Correios inicia maior campanha solidária de Natal do país

Ação completa 36 anos promovendo inclusão, solidariedade e esperança a crianças em situação de vulnerabilidade

Luna Almeida

Publicado em 07/11/2025 às 21:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A iniciativa tem como propósito atender aos pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social / Ascom Correios

Continua depois da publicidade

A campanha Papai Noel dos Correios foi oficialmente lançada nesta sexta-feira (7), em cerimônia realizada no edifício-sede da estatal, em Brasília (DF). 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O evento contou com a presença de alunos do Centro de Educação Infantil da Candangolândia, que entregaram pessoalmente suas cartinhas ao Bom Velhinho – que, neste ano, chegou de bicicleta elétrica, simbolizando o compromisso da empresa com inovação sustentável e responsabilidade ambiental.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Natal em shopping do Litoral de SP traz Papai Noel com decoração especial da Disney

• Cruzeiro de Natal entra em promoção e promete lotar após queda no valor das cabines

• Natal dos sonhos: parque mágico da Disney começa a ser montado no Brasil

Há 36 anos, a ação mobiliza funcionários dos Correios e toda a sociedade em uma corrente de solidariedade voltada para o Natal

Desde sua criação, a iniciativa tem como propósito atender aos pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social, reforçando valores de inclusão, diversidade, integridade e empatia.

Continua depois da publicidade

De acordo com os Correios, desde o início da campanha já foram atendidas quase 7 milhões de cartas. Somente em 2024, quando a ação completou 35 anos, 350 mil pedidos foram adotados por madrinhas e padrinhos de todo o Brasil.

Como funciona

O processo é simples, mas repleto de significado. Os Correios recebem as cartinhas escritas por crianças de escolas públicas (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições sociais parceiras. 

Após passarem por uma triagem, as cartas são publicadas no Blog do Noel, onde podem ser adotadas por voluntários de todo o país.

Continua depois da publicidade

Até o momento, mais de 130 mil cartas já foram cadastradas para adoção. Os pedidos vão de brinquedos tradicionais, como bonecas, carrinhos e bicicletas, a itens essenciais, como material escolar e roupas.

Para garantir a transparência do processo, quem deseja adotar uma carta deve realizar cadastro com CPF ou CNPJ. Todas as datas, locais e horários dos pontos de adoção podem ser consultados no site.

Os Correios não entregam cartas em residências. Todas as adoções devem ser feitas somente nos pontos oficiais indicados no blog.

Continua depois da publicidade

Os presentes devem ser entregues presencialmente nas agências ou locais informados pela campanha, seguindo o cronograma oficial e devidamente identificados com os dados da cartinha correspondente.

Como enviar uma carta para o Papai Noel

Os Correios incentivam a criatividade e a escrita à mão. Por isso, as cartas precisam ser manuscritas e conter o CPF da criança. Existem duas formas de envio:

Presencial: entrega direta em uma das agências participantes;

Continua depois da publicidade

Digital: envio por meio do Blog do Noel, com o conteúdo fotografado ou digitalizado.

Após a análise e aprovação, as cartas ficam disponíveis para adoção. Importante: não são aceitas correspondências com endereços, fotos ou telefones pessoais.

A campanha, que se tornou um símbolo de empatia no Natal brasileiro, segue crescendo e se adaptando aos novos tempos. 

Continua depois da publicidade

Com o lema de “transformar sonhos em realidade”, o Papai Noel dos Correios renova, a cada ano, o espírito de solidariedade que une milhões de brasileiros.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software