Cotidiano
A ação incentiva a adoção de cartinhas de crianças em vulnerabilidade e já realizou quase 7 milhões de sonhos em todo o país
Em mais de três décadas, quase 7 milhões de cartas foram atendidas, levando alegria e esperança a milhares de famílias / Divulgação/Correios
Continua depois da publicidade
O tradicional Papai Noel dos Correios fará uma visita especial à Agência Central de Santos, no Centro da cidade, na próxima terça-feira (18), às 11h, em um evento aberto à imprensa.
A ação marca o lançamento regional da campanha solidária que há 36 anos mobiliza voluntários em todo o Brasil para atender pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social.
Continua depois da publicidade
A iniciativa, realizada pelos Correios desde 1989, busca unir esforços da estatal e da sociedade civil para transformar os pedidos das cartinhas em presentes reais.
Em mais de três décadas, quase 7 milhões de cartas foram atendidas, levando alegria e esperança a milhares de famílias.
Continua depois da publicidade
Somente em 2024, quando a campanha completou 35 anos, 350 mil cartinhas foram adotadas por padrinhos e madrinhas em todo o país.
Veja também: Esses são os destinos mais mágicos para curtir o encanto do Natal pelo mundo
Os Correios recebem cartinhas escritas por crianças de escolas públicas (até o 5º ano do Ensino Fundamental) e de instituições parceiras. Após leitura e seleção, as cartas são disponibilizadas para adoção no blog oficial da campanha.
Continua depois da publicidade
Neste ano, mais de 130 mil cartinhas já foram cadastradas, com pedidos que vão desde bonecas e carrinhos de controle remoto até materiais escolares e bicicletas.
Para adotar, os voluntários devem cadastrar o CPF ou CNPJ no sistema, o que permite o acompanhamento da entrega dos presentes. As datas, locais e horários dos pontos de adoção estão disponíveis no site oficial: blognoel.correios.com.br.
Veja também: Sacolinha do bem: como você pode virar Papai Noel para crianças no Litoral de SP
Continua depois da publicidade
No Estado de São Paulo, os presentes devem ser entregues presencialmente até o dia 19 de dezembro, nos pontos indicados no blog da campanha. Cada pacote precisa estar identificado com as informações da cartinha correspondente.
Os Correios reforçam que não distribuem cartas para adoção em residências — todas as adoções ocorrem somente pelos canais oficiais, nas agências participantes ou pelo blog.
Para participar, as crianças devem escrever suas cartas à mão e apresentar o CPF no momento do cadastro. O envio pode ser feito nas agências participantes ou de forma digital, por meio do Blog do Noel, com a carta fotografada ou digitalizada.
Continua depois da publicidade
Cartas com endereços, telefones ou fotos não são selecionadas, em respeito às normas de segurança da campanha.
Os Correios divulgarão os bastidores, histórias emocionantes e momentos marcantes da Campanha Papai Noel dos Correios 2025 em suas redes sociais oficiais, com o objetivo de inspirar mais pessoas a se tornarem padrinhos e madrinhas neste Natal.
“Mais do que presentes, cada carta representa um gesto de carinho e solidariedade que pode mudar o Natal de uma criança”, destaca a estatal em nota.
Continua depois da publicidade