X

Cotidiano

Palestra da Semana Paulo Freire reúne mais de 300 educadores

O palestrante Júlio Furtado abordou o tema Avaliação Significativa

Publicado em 11/05/2015 às 16:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mais de 300 educadores do Ensino Fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal participaram da palestra da “Avaliação Significativa: construindo caminhos em parceria com a aprendizagem”, evento que marcou a Semana Pedagógica Paulo Freire. A atividade foi realizada pela Prefeitura de Guarujá na quinta-feira (7), na Unaerp. O encontro foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e contou com o palestrante Júlio Furtado, que é Doutor em Ciências da Educação.

Graduado em Geografia, Pedagogia e Psicologia, Furtado é pós-graduado em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e Dinâmica de grupo; especialista em Programação Neurolinguística (PNL); diplomado em Psicopedagogia; Mestre em Educação; Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, professor e ex-reitor universitário.

O palestrante pontuou que aprendizagem e avaliação precisam caminhar juntas e que é importante os professores estarem dispostos a mudar a educação. “Tenho muito orgulho de ser professor e estar professor. Eu me formei em 1978 e, desde então, não fiquei um ano fora da sala de aula. Precisamos refletir porque a escola avalia da mesma forma há mais de 500 anos. Ainda hoje, só avaliamos aquilo que conseguimos medir”, destacou.

O evento – A Semana Pedagógica Paulo Freire foi instituída pela Lei Municipal 2.537/1997, em homenagem ao patrono da Educação, que faleceu no mesmo ano. Seu método revolucionário e suas mais de 40 obras publicadas, com destaque para “Pedagogia do Oprimido”, foram pontuados pelo secretário-adjunto de Educação, Juarez Mendes de Azevedo, que representou a prefeita Maria Antonieta de Brito.

“Nosso objetivo é promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos educadores do Ensino Fundamental e da EJA, da rede municipal. A proposta é capacitá-los, por intermédio da reflexão e troca de experiências e nosso palestrante é detentor de um currículo invejável”, disse Juarez.

A diretora de Educação Fundamental I e II da Prefeitura, Maria Sílvia Santos, pontuou que a palestra foi incentivadora. “De todas as palestras ministradas pelo professor Júlio que assisti, essa veio para marcar. Os educadores estão muito satisfeitos”, salientou.

Para a diretora da Escola Municipal Benedito Cláudio, Suely Aparecida Merguiso Onha, a riqueza de conteúdo e a forma descontraída são grandes diferenciais de Furtado. “Foi uma ótima palestra. Já tive a oportunidade de participar de outras feitas pelo Furtado, e ele sempre traz novos conhecimentos que nos levam para práticas diferenciadas. Ele é muito divertido e nos mostrou que avaliação também é reflexão, constatação e decisão. Muitas vezes, quando se prepara uma avaliação, não se pensa nisso. O ápice foi quando ele mostrou o quadro sobre o que o aluno aprenderia no período”, concluiu a diretora.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter