X

Cotidiano

Palestinos que combatem Estado Islâmico avançam em campo de refugiados da Síria

Os combatentes do Estado Islâmico tomaram boa parte de Yarmouk no início deste mês, estabelecendo um espaço na capital síria pela primeira vez

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/04/2015 às 19:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Combatentes locais em um campo de refugiados palestinos em Damasco avançaram nesta quarta-feira em confrontos com militantes do Estado Islâmico, duas semanas após o grupo extremista atacar a área, em sua mais profunda incursão pela capital síria, segundo uma autoridade palestina e um ativista.

O funcionário palestino Khaled Abdul-Majid, sediado em Damasco, afirmou que as facções palestinas forçaram os combatentes do Estado Islâmico a se retirar de algumas de suas posições no campo de Yarmouk. O ativista palestino Sami Hamzawi, oriundo desse campo e que vive atualmente fora da Síria, disse que o grupo Aknaf Beit al-Maqdis, afiliado ao Hamas, capturou vários prédios e atualmente está avançando sobre áreas que mantêm a nordeste de Yarmouk. Hamzawi disse estar em contato regular com moradores do campo.

Os combatentes do Estado Islâmico tomaram boa parte de Yarmouk no início deste mês, estabelecendo um espaço na capital síria pela primeira vez. Funcionários palestinos e sírios afirmaram que retomarão Yarmouk, uma área onde viviam 160 mil palestinos e sírios antes da guerra civil.

O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, grupo que tem uma rede de ativistas pela Síria, relatou que houve intensos confrontos no campo. Segundo a entidade, o grupo Aknaf Beit al-Maqdis é apoiado por alguns combatentes sírios.

A incursão do Estado Islâmico começou em 1º de abril e foi a mais recente de uma série de provações para os moradores de Yarmouk, que enfrentaram a fome e doenças em meio a dois anos de cerco do governo. Também hoje, a agência estatal síria Sana afirmou que as forças do governo, apoiadas por aviões de combate capturaram as vilas de Kfar Najad e Nahliya, na província de Idlib, noroeste do país. O Observatório afirmou que militantes lançaram um contra-ataque na área, em uma tentativa de retomar posições capturadas das forças do governo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter