Cotidiano

Pais vão ser obrigados a apresentar carteira de vacinação nas escolas de São Vicente

Medida passa a valer imediatamente e exige declaração emitida pelas unidades de saúde para matrícula e rematrícula em toda a rede pública de ensino

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 12/11/2025 às 12:15

Atualizado em 12/11/2025 às 12:59

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Atualmente, a cobertura vacinal contra a Meningite C em São Vicente é de 76,23% / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, especialmente contra a Meningite C, a Prefeitura de São Vicente publicou nesta terça-feira (11) um decreto que torna obrigatória a apresentação da declaração de vacinação no ato da matrícula ou rematrícula escolar em toda a rede pública de ensino.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Até então, a exigência valia apenas para as creches. Agora, o documento será obrigatório em todas as etapas da Educação Básica, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Santos inicia campanha de vacinação para cães em toda a cidade

• Mongaguá aplica mais de 600 doses em campanha de vacinação do Dia D

• Baixada Santista promove "Dia D" de vacinação neste sábado (18); veja onde

A declaração será emitida exclusivamente pelas Unidades de Saúde do município, após a verificação do cartão de vacinas, e deverá informar se o aluno está com o esquema vacinal em dia ou se há doses pendentes. O documento terá validade de 12 meses a partir da data de emissão.

Veja também: Meningite volta a assustar o Litoral de SP após morte de menina de 11 anos

Continua depois da publicidade

“Hoje estamos assinando um decreto dizendo que agora é obrigatória a declaração de vacina na Educação Básica também”, afirmou a vice-prefeita Sandra Conti.

A secretária de Educação, Michelle Paraguai, reforçou que não há motivo para preocupação e que o calendário escolar segue normalmente.

“Famílias, não se preocupem, não há motivo para suspensão de aulas por conta dos casos na região. Seguimos oferecendo o melhor para os alunos e monitorando todas as situações junto à equipe de Saúde”, explicou.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a cobertura vacinal contra a Meningite C em São Vicente é de 76,23%, abaixo do índice recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Veja também: Cidades do Litoral de São Paulo farão 'Dia D' contra a gripe neste sábado (10)

A secretária de Saúde, Michelle Santos, destacou a importância da medida. “As pessoas que precisam da declaração de vacinação para matricularem ou rematricularem seus filhos podem procurar qualquer unidade básica ou o posto de vacinação no Shopping Brisamar. A vacinação protege o seu filho, a sua família e toda a comunidade escolar.”

Continua depois da publicidade

O prefeito Kayo Amado lembrou que a cidade está organizada para acompanhar todos os casos e reforçar a prevenção:

“Quatro em cada cinco famílias estão com a caderneta em dia. Agora é hora de todos cuidarem da sua casa, do seu filho e da sua família. São Vicente está com um protocolo estruturado e dá mais um passo importante com essa inovação: a declaração de vacinação obrigatória para toda a Educação Básica.”

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software