X

Cotidiano

Painel discute inovação e parques tecnológicos

A inovação e os parques tecnológicos foram o tema do painel de abertura do Fórum de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.

Publicado em 12/12/2013 às 09:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A inovação e os parques tecnológicos foram o tema do painel de abertura do Fórum de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, nesta terça (10) na Associação Paulista de Medicina. O evento faz parte do programa Inova Santos, conjunto de ações para aproveitar o potencial econômico local em sua plenitude.

Antes da discussão foi exibido vídeo produzido pela Secor (Secretaria de Comunicação e Resultados) sobre as perspectivas de crescimento econômico e as ações e investimentos da administração para estímulo ao empreendedorismo e inovação tecnológica, principalmente com alterações na legislação.

Pesquisador do Instituto Gaesi da Poli USP, Vidal Melo abordou a ‘Era pós PC’, a respeito da evolução da indústria de computadores de mesa para os dispositivos móveis, como celulares e tablets, até os aparelhos vestíveis, a exemplo de óculos e relógios com aplicativos e funcionalidades.

O evento faz parte do programa Inova Santos, conjunto de ações para aproveitar o potencial econômico local em sua plenitude

Segundo Melo, a indústria de desenvolvimento de sistemas é a mais disputada. “Um aplicativo pode ser desenvolvido num computador em casa. Para uma cidade como Santos pode ser um diferencial de mercado, desde que as pessoas sejam capacitadas”.

O consultor do Sebrae Antonio Carlos Larubia falou sobre os parques tecnológicos no Brasil e no mundo, citando exemplos que conheceu na Bélgica, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Estônia e Alemanha. “O interesse que o pré-sal está trazendo (para a Baixada Santista) faz pensar em estruturas que os empresários possam contar e que facilitem o trabalho de empreender”.

Já o presidente do Parque Tecnológico de Santos, Marcus Sammarco, mostrou detalhes da iniciativa em implementação, voltada às áreas portuária, de energia, desenvolvimento urbano e tecnologia da informação e comunicação.

Sammarco falou sobre a área de abrangência, instituições conveniadas e o processo de credenciamento de empresas e projetos, além do projeto do prédio para o núcleo do parque em área do Cais Colégio Santista. O imóvel terá 7.500 m², com quatro pavimentos exclusivos para abrigar a Incubadora e o Ninho de Empresas. “Este é um projeto que trará muitos benefícios para Santos”.

O fórum é uma organização da prefeitura e do Parque Tecnológico de Santos, com apoio do Sebrae e patrocínio da Caixa Econômica.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

Nacional

Consumidores que pedem nota fiscal terão 'Mega-Sena' de R$ 700 milhões; entenda

O programa funcionará como uma espécie de "nota legal", adotada por diversos estados, como a Nota Fiscal Paulista, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter