X

Cotidiano

Padroeiro altera expediente de Bertioga nesta segunda e terça-feira (23 e 24)

Hoje é ponto facultativo na Cidade em função do feriado municipal do Padroeiro, São João Batista, celebrado nesta terça-feira (24)

Publicado em 23/06/2014 às 12:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Hoje (23) é ponto facultativo em Bertioga, em função do feriado municipal do Dia do Padroeiro, São João Batista, celebrado nesta terça-feira (24). No entanto, os serviços essenciais de saúde, coleta de lixo, fiscalização de trânsito, comércio ambulante e Guarda Civil Municipal (GCM) serão mantidos em regime de plantão. O expediente nas repartições públicas municipais volta à normalidade na quarta-feira (25).

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro de Especialidades Médicas (CEME) estarão fechados. O pronto-socorro e Hospital Municipal mantêm atendimento 24 horas. Já o Mercado Municipal de Pescados (Avenida Vicente de Carvalho – ao lado do antigo atracadouro das balsas - Centro) atenderá os consumidores das 7 às 20 horas.

A Guarda Municipal também manterá regime de plantão. Para acionar a GCM, basta ligar para o número 153. A GCM também deve ser acionada para denúncias de crimes ambientais e poluição sonora. Já a Defesa Civil atende pelo número 199.

A varrição de vias públicas e limpeza na faixa de areia da praia serão mantidas. Já o Espaço Cidadão-Centro e o Espaço Cidadão-Boracéia, onde funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Procon, Banco do Povo, entre outros serviços, seguem o expediente do Paço Municipal, sem atendimento.

A feira livre montada terça-feira, no Jardim Rafael funcionará normalmente no feriado. O Forte São João (a fortaleza mais antiga do Brasil) estará aberto para visitação pública de segunda-feira a domingo, das 9 às 17 horas. 

Os serviços essenciais de saúde, coleta de lixo, fiscalização de trânsito, comércio ambulante e Guarda Civil Municipal serão mantidos em regime de plantão (Foto: Divulgação)

Programação Religiosa

Carreata com benção dos carros, missa solene, procissão e a distribuição do bolo bento de São João, marcam as comemorações do Dia do Padroeiro, nesta terça-feira (14), organizadas pela paróquia São João Batista, em Bertioga

As celebrações ao Santo Padroeiro começaram dia 21 com o tríduo de oração a São João Batista, na paróquia, que leva o nome do Santo, realizado até está segunda-feira (23), às 19h30.Já nesta terça-feira (24), às 16 horas, acontece a carreata e a ‘Benção dos Veículos’.

A concentração será na entrada da Cidade, na Avenida 19 de Maio, no bairro Albatroz, que seguirá pela Avenida Anchieta até a Igreja Matriz, na Rua Júlio Prestes, 59 (Centro), onde será celebrada a missa solene, às 18 horas.  Após a celebração, haverá procissão nas ruas, no entorno da Matriz, seguida pela distribuição do bolo bento de São João, na própria igreja.

João Batista

Nesta-terça-feira (24 de junho), celebra-se o nascimento de um dos grandes apóstolos da Igreja: São João Batista, filho de Zacarias e de Isabel, que era estéril.  Seu nascimento milagroso anuncia a chegada dos tempos de Jesus, tempos em que a esterilidade se tornara fecunda e o mutismo se transformara em força profética.

O sobrenome Batista é encontrado no próprio Evangelho, porque é ele quem anuncia um novo batismo (cf Mt 3,13-17). São João procura mostrar que ninguém se basta a si mesmo e que todos precisam da conversão e da graça santificadora de Deus.

O santo é lembrado no Evangelho como um homem de grande mortificação. Por isso, vai ao deserto para fazer penitência, onde se alimenta apenas de gafanhotos e mel silvestres. Mas ele é, sobretudo, um grande profeta: Portador e testemunha da Palavra de Deus, a qual é criadora de um mundo novo. Ele sempre anunciava: "Convertei-vos!". Morreu mártir, decapitado por Herodes, por causa de sua fidelidade à Palavra de Deus.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter