Cotidiano
O evento, que mistura fé, tradição e solidariedade, chega ao ponto alto nesta sexta-feira (15), feriado municipal em homenagem à padroeira da cidade
Mais do que um evento religioso, a Festa da Padroeira de Cubatão é um encontro comunitário que fortalece laços de fé, tradição e solidariedade / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
A comunidade católica de Cubatão está reunida desde o início de agosto para a Novena e Festa da Padroeira Nossa Senhora da Lapa, tradicional celebração religiosa apoiada pela Prefeitura e organizada pela Paróquia Matriz (Av. Nove de Abril, 1.947 – Centro).
O evento, que mistura fé, tradição e solidariedade, chega ao ponto alto nesta sexta-feira (15), feriado municipal em homenagem à padroeira da cidade.
Continua depois da publicidade
A programação do dia festivo começa logo pela manhã, com Missa presidida por Dom Joaquim às 8h, seguida pela Missa de São Tarcísio às 10h, conduzida pelo padre Wilson, ambas na Matriz Nossa Senhora da Lapa.
Às 18h, uma procissão luminosa sairá da Paróquia São Francisco, no bairro Vila Nova, em direção à Matriz, no Centro. Logo depois, às 19h, acontece a Missa Solene celebrada por Dom Tarcísio Scaramussa, no Centro Esportivo Romerão (Rua Embaixador Pedro de Toledo, 333). O encerramento ficará por conta de um show católico do cantor Thiago Tomé.
Continua depois da publicidade
As novenas, iniciadas no último fim de semana, têm reunido diferentes grupos da comunidade. Cada dia traz uma intenção específica, acompanhada de terço às 18h e missa às 19h. Entre os destaques da semana estão:
11/8 (Segunda) – Intenção pelos servidores e funcionários públicos. Celebração do padre Luiz Carlos.
12/8 (Terça) – Intenção pelos profissionais da segurança pública. Celebração do padre Eniroque Ballerini.
Continua depois da publicidade
13/8 (Quarta) – Intenção pelos trabalhadores da construção civil, corretores, despachantes e bancários. Celebração do padre João.
14/8 (Quinta) – Intenção pelos advogados e funcionários de órgãos de representação. Celebração do padre Ricardo de Barros Marques.
Além dos momentos de fé, cada celebração é acompanhada de gestos concretos de caridade, como a doação de alimentos e itens de higiene.
Continua depois da publicidade
No último fim de semana, a festa contou com missa dedicada a professores, profissionais da educação e da arte, celebrada pelo padre Oscar, seguida de show com Pedrinho do Acordeon. Também foram realizados a tradicional Carreata dos Caminhoneiros e a Cavalgada da Padroeira, que percorreram as ruas da cidade.
As camisetas oficiais da festa estão à venda na secretaria da paróquia por R$ 50,00.
Mais do que um evento religioso, a Festa da Padroeira de Cubatão é um encontro comunitário que fortalece laços de fé, tradição e solidariedade. Para fiéis e moradores, o momento representa uma oportunidade de renovar a devoção à Virgem da Lapa, celebrar a cultura religiosa da cidade e reforçar o espírito de união.
Continua depois da publicidade