X

Cotidiano

Padilha: queda de leitos se deve a fim de manicômios

"A maior proporção de leitos reduzidos foi em hospitais psiquiátricos, a maior participação de leitos que existia antes, que nós de forma correta fechamos", afirmou

Publicado em 29/11/2013 às 16:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, atribuiu nesta sexta-feira, 29, a diminuição no número de leitos no País, de três por mil habitantes em 1999 para 2,3 em 2009, ao fechamento de manicômios no período. "A maior proporção de leitos reduzidos foi em hospitais psiquiátricos, a maior participação de leitos que existia antes, que nós de forma correta fechamos", afirmou, ao ser perguntado sobre os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Padilha, no entanto, considera necessária a ampliação urgente de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adulta e infantil. Por isso, "um grande desafio para ser superado vai ser formar mais especialistas para ter leitos de UTI", completou, ao deixar um evento com empresários no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. Outro dado divulgado pelo IBGE é a concentração de novas infecções de HIV em pessoas acima dos 40 anos. "Isso acontece porque as pessoas vivem mais", resumiu.

Ele disse que, para o governo, no entanto, a maior preocupação é o aumento da transmissão do vírus entre jovens homossexuais. No domingo, 1, o Ministério da Saúde lançará uma campanha voltada a esse público, no Dia Internacional de Combate ao HIV. "Quase metade dos novos casos de HIV estão concentrados nesse público", disse, com base em dados do ministério nos últimos três anos.

Alexandre Padilha atribuiu a diminuição no número de leitos no País, de três por mil habitantes em 1999 para 2,3 em 2009, ao fechamento de manicômios no período (Foto: Marcello Casa/Agência Brasil)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3085, nesta segunda (22)

O prêmio é de R$ 4.300.000,00

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter