X

Cotidiano

Padaria cede pães e dá desconto em Praia Grande

Para ajudar quem está sem dinheiro, comércio cria ajuda e vira referência

LG Rodrigues

Publicado em 04/04/2020 às 07:23

Atualizado em 04/04/2020 às 08:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Localizada no bairro Jardim Quietude, a panificadora decidiu prestar solidariedade em tempos de quarentena e atitude ganhou a cidade. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

No que depender das ações dos proprietários de uma panificadora de Praia Grande, ninguém ficará sem ter ao menos o pão de cada dia em sua mesa. É essa a intenção dos donos da Julipan Pães e Bolos, localizada no bairro Jardim Quietude, que decidiram reduzir os preços dos seus produtos durante este período de quarentena e também cedem pão francês para quem não consegue fazer sua compra por falta de dinheiro.

Um dos administradores da panificadora, Julio César Siqueira de Araujo afirma que compreende que o momento vivido pelos praiagrandenses, assim como no resto do Brasil, é muito difícil e pedia por cooperação. Reduzir os preços e ser solidário com os menos afortunados foi a maneira encontrada por ele e pelos outros funcionários do local.

"Aqui na padaria a gente sempre fez promoções em fins de semana. Sempre temos algo diferenciado para nossos clientes, mas esta promoção agora mais prolongada fizemos no sentido de ajudar de alguma forma nesta pandemia. Surgiu a ideia de prolongar um pouco mais nossas ofertas aqui na padaria, essa oferta mesmo do pão e do pão de forma, venceu no dia 31, mas decidimos prolongar até o dia 12 de abril", afirma o empresário, que antes de ir trabalhar na panificadora, era técnico de panificação e confeitaria em uma multinacional.

A promoção sobre a qual Julio se refere é a que comercializa embalagens de pão de forma, mas além dela, o estabelecimento também reforçou as ofertas ao oferecer presunto e muçarela a cada dez pães franceses ou a opção de mortadela.

Mas uma das ações que mais chamou a atenção dos moradores - e que se tornou assunto entre a população antes de ganhar as redes sociais e passar a ser elogiada em toda a Baixada Santista e até mesmo por pessoas do Brasil afora - é a mesa com pães doados para as pessoas que estão sem dinheiro durante a quarentena e precisam alimentar a si e suas famílias.

"Nós criamos essa mesinha depois de uma ideia nossa porque sempre temos sobras. Às vezes sobram coisa de 50 pães durante a tarde e começamos a ensacar e deixar lá fora. Hoje pegamos até produtos com vencimento próximo, como bolos e outros itens e colocamos na mesinha. Mas teve mais uma coisa, que pra mim foi uma grande surpresa, foi quando eu contei pras meninas do caixa que deveriam organizar e uma delas me disse que tinha gente comprando produtos na padaria e deixando na mesa e eu de fato vi leite, arroz, feijão, o pessoal tá comprando e deixando na mesinha e nós vamos colocando cada vez mais todo dia. Um rapaz de bicicleta até passou outro dia e agradeceu, ele veio pra mim e disse: 'olha, muito obrigado pelo que o senhor está fazendo, porque só Deus sabe o que estamos passando, todo dia pego um pacotinho de pão', eu nunca pensei que ia repercutir tanto", explica.

A mesa em questão, fica do lado de fora da padaria e pode ser conferida por qualquer pessoa que passa pelo local durante todo o dia. Anexado ao móvel, um aviso que deixa clara a quem passar pelo local a intenção dos donos da panificadora: 'Se hoje você não tiver dinheiro para comprar pão, pode retirar o seu aqui. Tenha um bom dia.'

"É difícil reduzir os preços dos pães pela metade, mas é uma questão de querer ajudar, porque um valor destes você não encontra em lugar algum, estamos vendendo abaixo do preço do atacado para auxiliar porque é caro pagar a farinha, os funcionários, mas temos consciência que é um momento muito difícil para todos".

A demanda foi tanta, que ele afirma que começou a colocar pães frescos à disposição da população que necessita. E apesar da queda nos lucros devido à quarentena, Julio explica que isso não desanimou e só serviu para reforçar ainda mais o serviço de entregas e as promoções.

"Durante esses primeiros dias nosso movimento caiu um pouco sim, mas o serviço de delivery teve uma boa alta no número de atendimentos, praticamente dobraram as nossas entregas. Mas depois de uma semana o movimento interno deu uma melhorada porque o pessoal começou a vir buscar. Essa redução de preços também aconteceu aqui e nas entregas justamente para tentar trazer de volta aos clientes enquanto evitamos aglomerações e tomamos todos os cuidados", afirma.

Para quem quiser conhecer o local, a Julipan Pães e Doces fica na Rua Milton Daniels, 375, no bairro Jardim Quietude, em Praia Grande, e fica aberta todos os dias das 6h00 às 20h00. O local também conta com delivery, que pode ser conferido no site https://deliveryapp.neemo.com.br/delivery/2086/

"Eu acho que se todo mundo pensasse um pouco mais no próximo, a gente conseguiria construir um país muito melhor, independente de política ou de qualquer coisa. Se cada um pudesse ajudar de alguma forma, até os outros comerciantes, a gente poderia ajudar porque tem muitas pessoas necessitadas, que não têm nem um pão para comer. Os exemplos são para serem copiados e acho que se alguém quiser copiar o nosso exemplo isso vai ser bom pra todo mundo no fim", conclui.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter