Além da infraestrutura física, as estradas receberão sistemas de monitoramento por câmeras / Divulgação/Governo de SP
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O Lote Litoral Paulista vai transformar a malha rodoviária da Baixada Santista nos próximos anos. Com investimento estimado em R$ 4,3 bilhões, o pacote prevê a modernização de 212 quilômetros de rodovias, abrangendo duplicações, construção de marginais, implantação de ciclovias, novas passarelas, reforço na sinalização e recuperação do pavimento.
Além da infraestrutura física, as estradas receberão sistemas de monitoramento por câmeras, bases de atendimento 24 horas e outros recursos tecnológicos para aumentar a segurança e agilizar o socorro em caso de acidentes.
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Segundo o planejamento, o cronograma segue até 2032, com entregas em diferentes etapas e priorização das áreas mais críticas para tráfego e segurança.
O início das intervenções ocorre em 2025, com a instalação de oito bases operacionais do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que oferecerão monitoramento constante, ambulância com médico e guinchos.
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Entre 2026 e 2027, cidades como Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe receberão marginais, passarelas, ciclovias e melhorias em pontos de ônibus.
Em 2027, serão implantados retornos em desnível na SP-055, e entre 2028 e 2029, passagens inferiores e o alargamento de pontes e viadutos, incluindo a ponte sobre o Rio Guacá, na SP-098. Na Serra da Mogi–Bertioga, as obras chegam em 2030, com faixas adicionais e rampas de escape.
Duplicações e marginais nos trechos urbanos da SP-055 devem melhorar o fluxo e reduzir o tempo de deslocamento.
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O pacote inclui novas passarelas e retornos em desnível, além de ciclovias ao longo da rodovia. As primeiras entregas estão previstas para 2026 e 2027, com duplicações em andamento até 2032.
Receberá duplicações em trechos da SP-055, ciclovias e ajustes em travessias para pedestres, além de retornos em desnível. As intervenções urbanas devem ocorrer até 2029, com duplicações por etapas até 2032.
Terá passarelas novas ou reformadas e retornos em desnível para aumentar a segurança. Marginais vão separar o tráfego urbano do fluxo de passagem. As obras principais estão previstas entre 2026 e 2027, com complementos nos anos seguintes.
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Marginais contínuas e passarelas novas ou adequadas serão implantadas até 2027. Passagens inferiores fazem parte do pacote e devem ser concluídas até 2029.
Marginais serão construídas nos pontos mais movimentados da SP-055 na região de Itanhaém, acompanhadas de passarelas, passagens inferiores e ciclovias. As entregas ocorrerão entre 2026 e 2029, com ajustes pontuais até o fim do período.
Duplicações em trechos-chave e marginais para organizar o trânsito fazem parte do plano. O pacote inclui passagens inferiores, ciclovias e melhorias no acesso SPA-344/055.
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As intervenções urbanas devem ser finalizadas entre 2027 e 2029, e as duplicações seguirão até 2032.
O sistema Siga Fácil, que substitui as praças de pedágio por pórticos eletrônicos, também integra o projeto.
Na região, a cobrança de pedágio do sistema Siga Fácil está precista para iniciar em 2027. A tecnologia identifica veículos por placa ou tag e calcula a cobrança proporcional à distância percorrida, reduzindo filas e aumentando a segurança.
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