X

Cotidiano

Pacientes reclamam de triagem na saúde de Praia Grande

Pessoas se queixam de serem atendidas por enfermeiras ao invés de médicos nos equipamentos públicos

Carlos Ratton

Publicado em 22/01/2020 às 07:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A situação estaria ocorrendo em todos os equipamentos de saúde de Praia Grande / Divulgação/PMPG

Dezenas de usuários do sistema de saúde de Praia Grande estão inconformados que enfermeiras estão fazendo triagem e diagnosticando em equipamentos do Município. Segundo relatam, muitos pacientes são dispensados sem passar pelo médico. "São marcadas consultas com as enfermeiras. Depois de avaliar, elas é que decidem se marcam com o especialista ou não. Nossa saúde está na decisão de uma enfermeira", afirma uma internauta.

"No Jardim Real e Princesa somos julgados por uma enfermeira. É ela que determina se você ganhará o direito de marcar uma consulta com o médico ou não. Acho lamentável isso. Pois prefiro mil vezes quando eu ia para a fila às seis da manhã e tinha certeza que uma excelente médica ia me atender", disse outra.

"Na Usafa (Unidade de Saúde da Família) do Boqueirão são as agentes comunitárias que verificam quem passa pelo médico ou não. E o pior: você só fica sabendo depois de mais ou menos três horas", completa uma terceira internauta.

Prefeitura

Procurada pela Reportagem, a Secretaria de Saúde de Praia Grande informa que o procedimento é regular, pois as unidades de Saúde do Município atuam em consonância com as práticas de Atenção Básica dispostas pelo Ministério da Saúde e respectivos Conselhos de Classe de cada categoria profissional.

O Município diz que conta com o Protocolo específico de Enfermagem elaborado pela área técnica da Secretaria, devidamente revisado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (COMUSA).

Além do Protocolo, diz a Prefeitura, existem normativas e protocolos ministeriais e do Conselho Regional de Enfermagem que dispõem sobre as práticas e regem as atividades na Atenção Primária, como o Guia de Boas Práticas de Enfermagem na Atenção Básica: Norteando a Gestão e Assistência; o Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde - Módulo 1 Saúde da Mulher, dentre outros.

A Administração afirma que as atividades de Classificação de Risco são de competência do Enfermeiro. Conforme Resolução Cofen 423/2012 que, em seu artigo um, defende que "no âmbito da equipe de Enfermagem, a classificação de risco e priorização da assistência em Serviços de Urgência é privativa do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão".

Para finalizar, a Prefeitura de Praia Grande descreve outras normativas e explica que cada profissional é responsável por seus atendimentos e dependendo da classificação de risco e condição clínica do paciente, ele será direcionado para atendimento médico, atendimento de enfermagem no dia ou agendado. "Essa prática existe para garantir a equidade do atendimento, princípio este preconizado pelo SUS". (Carlos Ratton)

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter