X

Cotidiano

Paciente com suspeita de febre amarela morre em Santos

O Município aguarda o resultado do exame enviado ao Adolfo Lutz – laboratório de referência do governo estadual - para confirmar ou descartar a doença

Vanessa Pimentel

Publicado em 15/02/2018 às 17:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Paciente de 26 anos estava internado na UTI do hospital Ana Costa / Matheus Tagé/Arquivo DL

Um paciente de 26 anos que estava internado na UTI do hospital Ana Costa com suspeita de febre amarela morreu na tarde de hoje (15). Segundo a Secretaria de Saúde de Santos, o paciente era residente do município, no bairro Vila Mathias, trabalhava em São Paulo e viajou em novembro para a Tailândia.

Por isso, a cidade ainda aguarda o resultado do exame enviado ao Adolfo Lutz – laboratório de referência do governo estadual - para confirmar ou descartar a febre amarela e o possível local de contaminação. Havia também a suspeita de leptospirose, mas o resultado do exame deu negativo.

Caso seja confirmado o diagnóstico de febre amarela, será a segunda morte pela doença na região. A primeira foi em Itanhaém, quando um homem de 34 anos, morador da zona rural do município adquiriu a patologia.

Novas suspeitas

A Baixada Santista tem oito novos casos suspeitos de Febre Amarela, divulgados após o carnaval. Destes, seis são de São Vicente, confirmados hoje à tarde pela prefeitura da cidade, e dois de Peruíbe, informados pela Prefeitura de Santos porque os pacientes estão internados na Santa Casa.

Até o momento, São Vicente é a cidade com mais casos sendo investigados. Um deles é de uma mulher de 53 anos que viajou para Nova Lima (MG), teve alta em 26/1 e espera resultado também para dengue.

Outra suspeita é de um homem de 74 anos, internado em Santos no dia 26 de janeiro e liberado no dia 30. Há ainda um rapaz de 22 anos que não viajou para áreas endêmicas e apresentou sintomas no dia 5 deste mês. Os exames investigam, além da febre amarela, leptospirose e hepatites.

Hospitais

Permanecem internados em Santos três homens moradores de São Vicente e nenhum viajou para áreas endêmicas. O de 36 anos mora na Vila Ponte Nova e está na enfermaria do hospital Beneficência Portuguesa. O adolescente de 17 anos reside na Vila São Jorge e está internado na UTI da Santa Casa. O outro homem de 35 anos é morador do Parque São Vicente e internou também na Santa Casa no dia 30 de janeiro, mesma data em que tomou a vacina, por isso, a investigação está verificando se pode ser reação à dose.

Já os casos de Peruíbe são: uma criança de 7 anos, residente no bairro Guarau, internado na UTI pediátrica da Santa Casa e um jovem de 16 anos, morador do bairro Sambura, que já teve alta.

Caso confirmado

O Instituto Adolfo Lutz confirmou o caso de febre amarela do jovem de 16 anos, natural de São Paulo, que esteve na casa do avô em Santos entre os dias 22 e 25 de Janeiro. Ele ficou internado por dois dias na Beneficência Portuguesa até ser transferido para o hospital Albert Einstein (Capital), onde teve alta hospitalar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter