Durante todo o mês, a cidade será palco de atividades gratuitas que unem prevenção, saúde e solidariedade / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Berço do Outubro Rosa no Brasil, Santos preparou uma ampla programação em 2024 para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante todo o mês, a cidade será palco de atividades gratuitas que unem prevenção, saúde e solidariedade.
A partir desta terça-feira (1º), pontos turísticos e prédios públicos ganharão iluminação especial, como o Paço Municipal, o Viaduto Paulo Gomes Barbosa, as palmeiras da Avenida Ana Costa e a Ponte Edgard Perdigão. Além disso, as sedes da Semulher e da Secretaria de Segurança serão decoradas com laços rosa, símbolo da campanha.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Saúde (SMS) oferecerá mil vagas extras de mamografia entre outubro e novembro. Também serão incentivados os exames de Papanicolau e a vacinação contra o HPV, que previne câncer de colo de útero, além de outros tipos associados ao vírus.
A abertura oficial será no dia 6 de outubro, às 17h, no Paço Municipal, com a entrega do Prêmio Mulher Santista Gilze Francisco, homenagem à enfermeira que criou a campanha em Santos em 2009. Antes, das 14h às 16h30, acontece o Dia do Despertar pela Autoestima, na Casa da Mulher, com cortes de cabelo para doação, yoga, oficinas de lenços e outras atividades de bem-estar.
Continua depois da publicidade
O Dia D do Outubro Rosa será em 18 de outubro, com policlínicas abertas e vacinação itinerante em três pontos da cidade. Já no dia 19, ocorre a 14ª Caminhada Outubro Rosa, organizada pelo Instituto Neo Mama, com concentração às 10h, na Praça Vereador Luiz La Scala (Aquário Municipal). O ato contará com tendas de saúde e a bateria da escola de samba União Imperial.
No mesmo dia, será realizado o 4º Pedal ZN Bikers Outubro Rosa, saindo às 10h da Praça do Surfista (Canal 2) até a Praça do Aquário. As inscrições para o pedal já estão encerradas, mas a caminhada é aberta ao público.
Durante todo o mês, policlínicas e unidades de saúde terão rodas de conversa, palestras, oficinas, aulas de automaquiagem e atividades físicas. Também estão previstos eventos beneficentes, como o Jantar Outubro Rosa da ASFAR, e debates sobre políticas públicas, como a Audiência Pública da Câmara Municipal, marcada para 22 de outubro.
Continua depois da publicidade
A campanha teve início em 2009 em Santos, idealizada pela enfermeira Gilze Francisco, e desde 2013 integra o calendário oficial da cidade. Reconhecida como pioneira no Brasil, a mobilização se consolidou como referência nacional na conscientização sobre o câncer de mama.