Oscar Niemeyer inicia tratamento com hemodiálise

De acordo com novo boletim médico, divulgado nesta terça-feira (20), o quadro de saúde do arquiteto 'requer cuidados'

Comentar
Compartilhar
21 NOV 201212h15

O arquiteto Oscar Niemeyer, internado desde o último dia 2 de novembro no Rio, iniciou na noite de ontem um tratamento com hemodiálise para reabilitar o funcionamento dos rins. De acordo com novo boletim médico, divulgado nesta terça-feira (20), o quadro de saúde do arquiteto "requer cuidados". Aos 104 anos, Niemeyer está internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio.

Segundo o boletim, assinado pelos médicos Fernando Gjorup e José Suassuna, Niemeyer está lúcido e realiza fisioterapia respiratória na Unidade Coronariana do hospital. Ainda não há previsão de alta. Na segunda-feira, o hospital havia informado de uma piora no estado de saúde do arquiteto, em função do agravamento do quadro de insuficiência renal.
 

Niemeyer está internado desde o dia 2 de novembro. Seu estado de saúde 'requer cuidado' (Foto: Fábio Motta-AE)

Niemeyer também sofreu uma hemorragia digestiva, na última sexta-feira (16) que já foi controlada pelos médicos. Internado desde o início do mês, o arquiteto já foi hospitalizado outras três vezes este ano, com quadro de desidratação, pneumonia e infecção urinária.  Em outubro, ele ficou no hospital por 10 dias e, em maio, já tinha sido internado para tratar de uma pneumonia.

Colunas

Contraponto