Orquidário recebe filhote de falcão-americano

Um filhote de falcão-americano, conhecido também como falcão-quiriquiri, encontra-se em recuperação no Orquidário.

Comentar
Compartilhar
21 NOV 201313h33

Um filhote de falcão-americano, conhecido também como falcão-quiriquiri, encontra-se em recuperação no Orquidário. Debilitada, a ave, comum em espaços urbanos, foi encontrada na manhã de ontem (19), na Rua Marcílio Dias (Gonzaga), por um munícipe, que a transportou, junto com a Polícia Federal, para o parque da Setur (Secretaria de Turismo).

O veterinário José Fontenelle acredita que o filhote tenha caído do ninho, se perdido dos pais e ficado vulnerável à captura. Apesar de não apresentar ferimentos, a ave permanecerá sob cuidados da equipe do Orquidário até adquirir musculatura, força nas asas e alimentar-se sozinho. Ele acredita que o falcão retorne à natureza em no máximo dois meses.

Segundo Fontenelle, ao encontrar um animal, as pessoas não devem manipulá-lo, mas sim solicitar apoio da Polícia Ambiental ou da Secretaria de Meio Ambiente. “Tocar pode oferecer risco às pessoas e ao próprio animal”, alertou. O falcão-americano é uma das menores espécies de ave de rapina do Brasil - mede no máximo 30 centímetros e pesa até 140 gramas.