Orla de Santos terá bloqueio de pistas um mês antes do esperado; entenda

Entenda como vai funcionar o bloqueio de trânsito na avenida da praia e veja as atividades programadas para a região

A imagem mostra uma avenida litorânea interditada para carros e completamente ocupada por uma grande quantidade de pessoas em um dia ensolarado. Capturada de um ângulo elevado, a cena revela famílias, adultos e crianças caminhando, conversando e brincando ao longo do asfalto. À esquerda, erguem-se prédios residenciais altos e árvores, enquanto à direita nota-se o início do calçadão com ciclovia, árvores frondosas, alguns guarda-sóis coloridos e um carrinho de sorvete. Há tapetes e lonas coloridas estendidas no chão no centro da pista, onde algumas crianças se concentram para atividades de lazer. O clima geral é de um evento comunitário e recreativo ao ar livre.

Inspirado em modelos de sucesso como a Av. Paulista e vias de Nova York, o projeto volta a fechar a praia para veículos (Francisco Arrais/PMS)

Previsto para começar um mês antes do planejado, o projeto Vem pra Orla está de volta a Santos no próximo dia 14 de junho. A ação interdita trechos da avenida da praia para veículos. O espaço fica exclusivo para a circulação de pedestres, com atividades ao ar livre para todas as idades.

Assim como nas edições anteriores, a iniciativa vai bloquear as avenidas Vicente de Carvalho e Bartolomeu de Gusmão. O bloqueio ocorre no sentido José Menino/Ponta da Praia, no trecho entre a Avenida Ana Costa e a Rua Ricardo Pinto.

O evento acontece sempre das 10h às 14h. A única exceção será no próprio dia 14, devido à realização da corrida Meia Maratona de Santos. Nessa data, o Vem pra Orla começará às 11h para permitir a desmontagem da estrutura da prova e a liberação da via.

A partir das 11h, o público poderá aproveitar uma programação especial de lazer. As atividades mudam semanalmente e atendem a todas as idades.

Pista para corridas

Com a retomada do projeto, a organização também liberará a pista no trecho do evento das 4h às 9h para os corredores. O espaço exclusivo funcionará no sentido José Menino/Ponta da Praia.

Normalmente, as atividades culturais e de lazer começam às 10h. As famílias procuram muito esse horário, especialmente durante o outono e o inverno. A organização divulgará mais detalhes em breve.

Inspirações pelo mundo

Segundo o diretor-presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, o Vem pra Orla se inspira em ações de grandes metrópoles. É o caso da Avenida Paulista, em São Paulo, e das Faixas de Lazer no Rio de Janeiro, que interditam a orla de Copacabana ao Leblon.

Em Bogotá, na Colômbia, as ruas também são bloqueadas aos domingos para ciclistas e pedestres. Já em Nova York, nos Estados Unidos, o programa Summer Streets fecha grandes avenidas em finais de semana específicos.

O Vem pra Orla é uma iniciativa da Prefeitura de Santos, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). O projeto conta com a parceria de diversas secretarias municipais para oferecer as atividades culturais e esportivas. A Guarda Civil Municipal (GCM) apoia a ação para garantir a segurança dos frequentadores.