Orçamento Participativo elenca prioridades em sua segunda reunião

Reunião contou com a presença de moradores de Morrinhos, Jardim Brasil, Vilas Edna, Zilda, da Noite, Santa Clara, Cachoeira e Morro do Engenho

Comentar
Compartilhar
25 AGO 201410h50

Cerca de 100 pessoas compareceram à segunda audiência do Orçamento Participativo 2015 realizada no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Vereador André Luiz, no Morrinhos. A reunião é uma iniciativa da Prefeitura para que a população opine, de forma democrática, sobre as prioridades de investimentos da Administração Municipal em seu bairro. Nesta quarta-feira (20), foi a vez dos bairros Morrinhos, Jardim Brasil, Vila Edna, Vila Zilda, Santa Clara, Vila da Noite, Cachoeira e Morro do Engenho elencarem suas preferências.

Presente ao evento, a dona de casa Maria Vidal, do Morrinhos II, aproveitou a oportunidade para opinar, tirar suas dúvidas e também elogiar. “Vim aqui para agradecer, também, o atendimento realizado na Escola Municipal Maria Aparecida. Meu filho está no nono ano e infelizmente ele vai sair da escola para o Ensino Médio. Dá até uma dor no coração ter que tirar ele do Maria Aparecida”, destacou.

A dona de casa estava acompanhada de seu marido, o chaveiro Nilson Rocha, também morador do Morrinhos II, que destacou a importância de poder indicar o que deve ser prioridade no local onde mora. “É muito bom poder participar, junto com o restante da população, no que será feito em nosso bairro. Como foi escolhido pela maioria, também vejo a saúde, infraestrutura e educação como as principais ações a serem realizadas aqui”, apontou.

(Foto: Divulgação/PMG)

Ao todo, serão realizadas oito reuniões nas diversas regiões da Cidade (ver abaixo). Por estarem distribuídas em vários pontos, as audiências permitem ter um perfil de todo Município. Com base nos resultados das audiências do Orçamento Participativo, a Administração elabora a peça orçamentária para o próximo ano e, dependendo da disponibilidade de recursos, atende aos pedidos do bairro ou comunidade.

Segundo a prefeita Maria Antonieta de Brito, o Orçamento Participativo serve para a população, de uma forma democrática, definir o que encontram como prioridades na sua região. “Às vezes, a Prefeitura vê de uma forma diferente a prioridade do bairro e acaba não atendendo por completo as necessidades do local. Por isso, a importância do OP, pois só assim podemos construir uma cidade melhor para todos”, disse Antonieta.

A reunião realizada na quarta-feira definiu como prioridade o setor da saúde, seguido da infraestrutura e educação. Desde o início do Orçamento Participativo, em 2009, o bairro de Morrinhos já conquistou, por exemplo, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim Brasil, reforma do Caec André Luiz Gonzalez e a urbanização das Avenidas IV e V. Além disso, os bairros participantes da reunião já receberam, também, a pavimentação da Avenida Tancredo Neves, e a construção do Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Luís Carlos Romazzini, entre outros benefícios.

A próxima audiência do Orçamento Participativo acontece nesta sexta-feira (22), na Sociedade Esportiva Itapema – Socia (Rua Agenor de Assis, 97 – Vila Alice), a partir das 19h30. A reunião é voltada para os moradores dos bairros Vila Alice, Prainha, Pae Cará, Parque Estuário, Vila Áurea, Jardim Progresso, Sítio Conceiçãozinha, Jardim Conceiçãozinha, Jardim Boa Esperança e Jardim Monteiro da Cruz.

Confira as próximas reuniões:

25/08 – E.M. Mário Cerqueira Leite Filho (Perequê)

Rua Javari, 95 – Perequê

Bairros: Prainha Branca, Perequê e Pernambuco

27/08 – Unaerp

Avenida Dom Pedro, 3.300 – Enseada

Bairros: Jardim Virgínia, Pedreira, Cantagalo e Enseada

29/08 – Caec Isabel Ortega de Souza

Avenida Manoel da Cruz Michael, 333 – Santa Rosa

Bairros: Santa Rosa, Santo Antônio e Mangue Seco.

02/09 – Associação dos Amigos e Moradores da Praia de Santa Cruz dos Navegantes

Rua Carmozina de Freitas Abreu, 188, casa 4 – Santa Cruz dos Navegantes

Bairro: Santa Cruz dos Navegantes

05/09 – Caec Vila Rã

Rua Iracema, s/n – Vila Rã

Bairros: Areião, Pernambuco e Maré Mansa