Cotidiano

Oportunidade em Santos: FeirArte abre vagas para novos expositores; veja como participar

A ação é da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Comunicação e Economia Criativa

Gabriel Fernandes

Publicado em 12/01/2026 às 15:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Chamamento público está na página 34 do Diário Oficial da última sexta-feira, 9 de janeiro / Carlos Nogueira/Rogério Bomfim

Continua depois da publicidade

A FeirArte e o Feito em Santos Valongo estão com inscrições abertas para os expositores interessados em participar das feiras de empreendedorismo e economia criativa fixas de Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ação é da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Comunicação e Economia Criativa (Secom). As inscrições devem ser feitas exclusivamente de forma on-line, até o dia 27 de janeiro, pelo link.
Como vai funcionar?

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Grande empresa de tecidos e artesanato com mais de 80 anos de história está falindo

• Praia Grande reúne opções de presente de Natal em feira de artesanato; veja onde

Podem se inscrever nas feiras as pessoas residentes em Santos e microempreendedores individuais ou microempresas sediadas no município, desde que cumpram as exigências previstas no edital. O chamamento público está na página 34 do Diário Oficial da última sexta-feira (9).

Os interessados podem se inscrever em apenas uma feira e em uma categoria. A seleção é feita por meio de uma comissão julgadora, com base em critérios como originalidade, processo artesanal, qualidade, sustentabilidade, apresentação visual e viabilidade de comercialização, com a publicação de todas as etapas no Diário Oficial.

Continua depois da publicidade

Divisão

Ao todo, serão 43 vagas para artesãos, artistas plásticos, designers, produtores de moda autoral, brinquedos, plantas, antiguidades, suvenires e alimentos artesanais.

Na FeirArte Boqueirão, serão disponibilizadas 15 vagas para expor e vender os produtos nos passeios dos jardins da orla, nos arredores da Fonte Luminosa Vicente de Carvalho e de sua pérgola, aos sábados.

Enquanto isso, na versão da Aparecida, realizada aos domingos na Praça Caio Ribeiro Moraes e Silva, em frente ao Sesc, são 20 vagas destinadas a diversas categorias da economia criativa.

Continua depois da publicidade

Para a Feito em Santos Valongo, em frente à antiga Estação Ferroviária (incluindo o alpendre) e nas imediações do Museu Pelé, serão oferecidas oito vagas, sendo que os produtos deverão, obrigatoriamente, ter identidade local ou regional voltada ao turismo. Duas vagas são destinadas à categoria de alimentos artesanais.

Cada unidade de expositor deve ocupar até 4 metros quadrados, incluindo o espaço do expositor. A autorização para participar da feira será concedida por 60 dias, em caráter individual e intransferível, de acordo com o Regulamento Geral das Feiras de Empreendedorismo e Economia Criativa de Santos.

Patrimônio Cultural

A FeirArte agora integra oficialmente o Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Santos. O reconhecimento está previsto na Lei nº 418/2025, aprovada pela Câmara Municipal e publicada no Diário Oficial.

Continua depois da publicidade

A nova legislação declara a FeirArte como manifestação permanente da identidade cultural santista, destacando sua relevância para a valorização da arte, do artesanato e da gastronomia popular. A feira reúne artesãos, artistas e comerciantes locais, funcionando como espaço de convivência, lazer e estímulo à economia criativa.

A lei também destaca que a FeirArte simboliza a criatividade, o talento e o espírito empreendedor da população, além de contribuir para o turismo e para a ocupação cultural dos espaços públicos. Ao longo dos anos, o evento se consolidou como ponto de encontro de moradores e visitantes, fortalecendo vínculos comunitários e promovendo a diversidade cultural.

A lei ainda autoriza o Poder Executivo a adotar medidas de valorização, apoio e preservação da FeirArte. Entre as ações previstas estão o incentivo à participação de artesãos locais, a promoção de eventos culturais integrados e a manutenção dos espaços públicos destinados à feira.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software