Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Guarujá iniciou a Operação Tapa-buraco na última semana e vem cumprindo um cronograma diário em quatro pontos da Cidade, sendo três caminhões para efetuar o fechamento dos buracos e um para o serviço de calcetaria, em vias que ainda são de paralelepípedo. Nesta quinta-feira (24), os trabalhos foram estavam concentrados na Estrada de Santa Cruz dos Navegantes, Rua 2 de Junho (Vila Júlia), Avenida Santos Dumont (altura da Rua Joana de Menezes Faro), e Avenida Vereador Lydio Martins Correa, no Morrinhos e Vila Zilda.
As ações são feitas pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas. Na Rua 2 de Junho, estava o veículo e equipe que atuam com calcetaria. A pasta distribui o trabalho atendendo vias principais e bairros. A Avenida Adhemar de Barros também já foi contemplada.
Continua depois da publicidade
Para executar o serviço, há necessidade de recortar a parte da malha viária no entorno do buraco. Este procedimento é feito com um equipamento chamado serra clipper. Na etapa seguinte, os profissionais usam um martelete ou britadeira. Em casos de buracos com menor profundidade, o procedimento é feito com a aplicação do asfalto binder (camada rígida) e aplicação de uma camada de acabamento, que leva o nome de capa.
No caso do buraco ser profundo, o espaço é preenchido com pedras do tipo rachão, que são as maiores, e depois com pedra brita números 3 e 2. Após esta etapa, os profissionais passaam a primeira camada rígida de asfalto, classificado como asfalto binder, finalizando com a capa. Depois disso, a equipe usa um compactador para fazer o nivelamento deste trecho da via.
Continua depois da publicidade