X
Cotidiano

Operação Praia Segura realiza 451 salvamentos em Guarujá

Iniciativa é do Corpo de Bombeiros, por meio do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar)

No verão, as praias paulistas chegam a receber, em média, 20 milhões de turistas / Divulgação/PMG

Durante os meses de verão, as praias paulistas chegam a receber, em média, 20 milhões de turistas. É quando entra em cena a Operação Praia Segura, a fim de garantir a proteção dos banhistas. A Operação teve inicio em dezembro de 2018 e se encerrou no dia 31 de março.

Ao todo, foram realizados 1.473 salvamentos e 49.872 prevenções nas praias do Litoral Paulista. Em Guarujá, foram 451 salvamentos.

 A solenidade de encerramento da Operação Praia Segura aconteceu na última quarta-feira (3), no Iate Clube de Santos. A iniciativa é do Corpo de Bombeiros, por meio do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). A ação também faz parte da Operação Verão da Polícia Militar.

Operação

Praia Segura acontece mediante o esforço coletivo entre o Corpo de Bombeiros, Governo do Estado e prefeituras do litoral (15 cidades). Entre as ações, a mais importante é a contratação de mão de obra temporária para atuar junto com o Corpo de Bombeiros na proteção a banhistas nas praias.

Guarujá recebeu um reforço de 100 guarda-vidas temporários, 50 contratados pelo Estado e outros 50 pela Prefeitura, que se somaram ao efetivo atual de 48 guarda-vidas.

A preparação para a Operação aconteceu no início de outubro, através de campanhas educativas e da seleção e treinamento dos Guarda-Vidas. Na praia, além do salvamento, os guarda-vidas orientam os banhistas, fiscalizam o lazer náutico e as regras de convivência na praia.

Para executar sua missão de prevenção, os heróis do mar contaram com diversos equipamentos, tais como nadadeiras, flutuador, rádio-portátil, cadeirão, pranchão de salvamento, placas de sinalização de perigo; lancha, bote Inflável, moto aquática, entre outros.

"Conseguimos bons índices nesta temporada. Agradeço ao Corpo de Bombeiros e Prefeitura por todo o suporte para atingirmos nosso objetivo, que é preservar vidas", declarou o comandante do Posto de Bombeiros do Guarujá, o 1º tenente PM Hélicon de Oliveira Souza.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SANTOS

Estudantes vencem mostra científica do Butantan com trabalho sobre dignidade menstrual

Dois trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais conquistaram o primeiro e segundo lugares na I Mostra Científica do Instituto

Procon pede explicações da Zara após caso 'Zara zerou' com clientes negros

O Procon vai solicitar informações sobre a política de treinamento que a Zara aplica aos funcionários e sobre as medidas de conscientização

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software