X

Cotidiano

Operação Praia Segura realiza 451 salvamentos em Guarujá

Iniciativa é do Corpo de Bombeiros, por meio do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar)

Da Reportagem

Publicado em 11/04/2019 às 18:33

Atualizado em 11/04/2019 às 18:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No verão, as praias paulistas chegam a receber, em média, 20 milhões de turistas / Divulgação/PMG

Durante os meses de verão, as praias paulistas chegam a receber, em média, 20 milhões de turistas. É quando entra em cena a Operação Praia Segura, a fim de garantir a proteção dos banhistas. A Operação teve inicio em dezembro de 2018 e se encerrou no dia 31 de março.

Ao todo, foram realizados 1.473 salvamentos e 49.872 prevenções nas praias do Litoral Paulista. Em Guarujá, foram 451 salvamentos.

 A solenidade de encerramento da Operação Praia Segura aconteceu na última quarta-feira (3), no Iate Clube de Santos. A iniciativa é do Corpo de Bombeiros, por meio do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). A ação também faz parte da Operação Verão da Polícia Militar.

Operação

Praia Segura acontece mediante o esforço coletivo entre o Corpo de Bombeiros, Governo do Estado e prefeituras do litoral (15 cidades). Entre as ações, a mais importante é a contratação de mão de obra temporária para atuar junto com o Corpo de Bombeiros na proteção a banhistas nas praias.

Guarujá recebeu um reforço de 100 guarda-vidas temporários, 50 contratados pelo Estado e outros 50 pela Prefeitura, que se somaram ao efetivo atual de 48 guarda-vidas.

A preparação para a Operação aconteceu no início de outubro, através de campanhas educativas e da seleção e treinamento dos Guarda-Vidas. Na praia, além do salvamento, os guarda-vidas orientam os banhistas, fiscalizam o lazer náutico e as regras de convivência na praia.

Para executar sua missão de prevenção, os heróis do mar contaram com diversos equipamentos, tais como nadadeiras, flutuador, rádio-portátil, cadeirão, pranchão de salvamento, placas de sinalização de perigo; lancha, bote Inflável, moto aquática, entre outros.

"Conseguimos bons índices nesta temporada. Agradeço ao Corpo de Bombeiros e Prefeitura por todo o suporte para atingirmos nosso objetivo, que é preservar vidas", declarou o comandante do Posto de Bombeiros do Guarujá, o 1º tenente PM Hélicon de Oliveira Souza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter