Operação Baixas Temperaturas: Santos amplia abordagem a população em situação de rua

A operação está programada para acontecer até o fim desta semana, mas pode ser prorrogada por tempo indeterminado, caso as temperaturas se mantenham baixas

Comentar
Compartilhar
28 JUL 2021Por Da Reportagem19h32
O trabalho das equipes atuantes na Operação Baixas Temperaturas já começou em SantosO trabalho das equipes atuantes na Operação Baixas Temperaturas já começou em SantosFoto: Divulgação/PMS

O trabalho das equipes atuantes na Operação Baixas Temperaturas já começou em Santos. Na tarde da última terça-feira (27) foi realizada a triagem e distribuição de roupas de frio na unidade Mercado do restaurante popular Bom Prato (Praça Iguatemi Martins s/n - Vila Nova). A equipe de abordagem noturna também já foi ampliada, passando a rodar em dois carros. A operação está programada para acontecer até o fim desta semana, mas pode ser prorrogada por tempo indeterminado, caso as temperaturas se mantenham baixas.

Além da conscientização da população de rua em relação aos abrigos, a equipe de abordagem social também distribui agasalhos e cobertores para aqueles que, por algum motivo, rejeitam o acolhimento. "Durante o período de inverno a nossa atenção se redobra, sempre pensando na perspectiva de garantir a vida diante da intensificação do frio. A ampliação da equipe de abordagem é uma forma de fortalecer o trabalho de convencimento dos moradores em situação de rua, trazendo essa população para o abrigo e ofertando o encaminhamento a diversos outros serviços", explica o secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Alberto Mota.

Na triagem de roupas realizada no Bom Prato, os voluntários montam kits com quatro peças de frio (duas calças e duas blusas), quando possível. A gestora do Programa Novo Olhar, Juliana Laffront, explica que existe uma grande demanda de agasalhos masculinos, visto que cerca de 80% da população em situação de rua, em Santos, é composta por homens. "Nós precisamos muito de doação de agasalhos masculinos, porque a maioria das roupas que chegaram são femininas e nem todas são de frio. As doações podem ser realizadas em mais de 40 postos. O Centro Pop, inclusive, é um deles".

OUTRAS AÇÕES

A Operação Baixas Temperaturas é realizada todos os anos, pela Prefeitura, nos períodos mais frios. Além da ampliação no serviço de abordagem social e a distribuição de roupas na unidade do Bom Prato, também houve a expansão dos trabalhos no Centro Pop (Rua Amador Bueno, 446, Paquetá), onde a média diária de atendimentos passou de 50 para 80, representando um aumento de 60%. O serviço, já mantido de segunda a sexta-feira (das 8h às 17h), passou a funcionar também aos sábados, domingos e feriados (das 9h às 13h).

No local, porta de entrada para o acolhimento, as pessoas em situação de rua recebem lanche, higienização e roupas, além de participarem de atividades e atendimento técnico.

ABRIGOS

Com mais de 300 vagas, os abrigos funcionam como uma 'casa' durante o período em que o morador em situação de rua permanece acolhido. Eles podem passar o dia no local, onde há uma equipe de acolhimento que trabalha todas as questões da casa em conjunto com os atuais moradores. Nas unidades também são oferecidas quatro refeições diárias e itens de higiene, como sabonete, escova de dente e creme dental.

Já na Casa de Inverno, onde é prestado atendimento específico para baixas temperaturas, os moradores não podem passar o dia inteiro, pois a unidade abre apenas no período noturno. No local também são oferecidos os kits de higiene, assim como jantar e café da manhã.

"Ela é aberta justamente nesse período de baixas temperaturas, procurando ofertar uma maior possibilidade de acolhimento para as pessoas que querem apenas dormir num local aquecido e protegido. De qualquer forma, as questões de higiene e alimentação estão garantidas em todos os abrigos", destaca a gestora do Programa Novo Olhar.

EQUIPAMENTOS DE ACOLHIMENTO DA PREFEITURA
Por encaminhamento (Abordagem Social) e demanda espontânea:
Casa de Inverno -  Endereço: General Câmara, 249, Paquetá
Outros abrigos em funcionamento:
Seacolhe-AIF;
Casa Êxodo;
Albergue Noturno;
Seabrigo-AIF;
Casa das Anas;
Restaurantes Bom Prato:
Morros – Avenida Santo Antônio do Valongo, 546, São Bento
Vila Gilda – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.349, Rádio Clube
Mercado – Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova
Zona Noroeste – Avenida Nossa Senhora de Fátima, 517, Chico de Paula)