X

Cotidiano

ONU pede investigações sobre abusos na República Centro-Africana

As alegações incluem a morte de civis, execuções sumárias, sequestros e exploração sexual de mulheres

Publicado em 30/05/2015 às 13:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O chefe de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Zeid Raad al-Hussein, pediu que diversos países intensifiquem os esforços para investigar alegações de que forças de paz podem ter cometido abusos na República Centro-Africana.

O dirigente disse em um comunicado neste sábado que, na sequência da investigação de abuso sexual por agentes franceses, a agência tem olhado de maneira mais profunda as alegações sobre graves violações de direitos por soldados de "vários outros contingentes internacionais". Ele não revelou o nome quaisquer países.

As alegações incluem a morte de civis, execuções sumárias, sequestros e exploração sexual de mulheres.

Zeid disse que as investigações sobre incidentes relatados pela equipe de direitos humanos da ONU resultaram em algumas ações por parte de países em questão, incluindo a punição e o rápido repatriamento de alguns comandantes seniores, "mas isso não é suficiente".

Promotores franceses estão investigando acusações de que soldados enviados para lá em 2013 e 2014 abusaram sexualmente de crianças. Os agentes haviam sido levados ao país para combater violência sectária.

Um documento recentemente obtido pela Associated Press mostra que altos funcionários de direitos humanos da ONU sabiam sobre as acusações por meses, mas não deram seguimento, mesmo diante da pressão da França para obter mais informações da ONU. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter