X

Cotidiano

ONS descarta que incêndio foi a causa do apagão

O diretor-geral no entanto, não descartou a possibilidade de que o defeito tenha ocorrido por conta de carga atmosférica, embora as causas ainda não sejam conhecidas

Publicado em 04/02/2014 às 20:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, assegurou que a falha no sistema de transmissão no início da tarde desta terça-feira, 04, não foi provocada por um incêndio, a exemplo do que ocorreu em outubro do ano passado. O executivo, no entanto, não descartou a possibilidade de que o defeito tenha ocorrido por conta de carga atmosférica, embora as causas ainda não sejam conhecidas.

"As causas só serão conhecidas após essa reunião na próxima quinta-feira", afirmou Chipp, em referência à reunião com Aneel, MME, geradoras, transmissoras e distribuidoras envolvidas na ocorrência.

Chipp também negou que o problema foi causado por uma falha nos equipamentos ou falta de investimentos em manutenção. De acordo com o ONS, as falhas ocorreram em linhas de transmissão da Taesa, da Intensa (empresa formada pelo FIP Brasil Energia, Chesf e Eletronorte) e da Eletronorte.

Os dois defeitos iniciais ocorreram nas linhas da Taesa e da Intensa. O defeito na linha da Eletronorte foi causado por conta das falhas nas outras duas linhas, sinalizando que a perda das duas linhas causou uma sobrecarga. "O sistema não foi projetado para suportar uma dupla contingência", afirmou Chipp.

De acordo com o ONS, as falhas ocorreram em linhas de transmissão da Taesa, da Intensa e da Eletronorte (Foto: Divulgação)

Adicionalmente, Chipp afirmou que o forte consumo de energia verificado no País neste verão e o baixo nível dos reservatórios não têm nenhuma relação com os curtos-circuitos ocorridos hoje. "O sistema estava operando dentro dos limites de carregamento", disse. No momento da falha, as três linhas da interligação norte-sul estavam transportando 4,8 mil MW, sendo que o limite operacional é de 5,1 mil MW.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter