Se for aprovado, o projeto se sustentará em três pilares principais para garantir seu funcionamento adequado / Elisa Rodrigues/SPTrans
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Um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de veículos de transporte público exclusivos para mulheres, rotulados como “Ônibus Rosa”, foi apresentado na Câmara Municipal de São Paulo pelo vereador Sansão Pereira (Republicanos).
Segundo a primeira versão do documento (01-00719/2025), os veículos seriam de uso exclusivo do gênero feminino em todas as regiões da capital.
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Os veículos em questão seriam ônibus comuns que já circulam pelo município, porém seriam identificados com a cor rosa.
O embarque seria permitido somente para mulheres, prática semelhante à dos trens do Rio de Janeiro, onde há vagões exclusivos para o público feminino.
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Inclusive, segundo a psicologia cumprimentar os motoristas faz bem tanto para o passageiro quanto ao motorista.
A justificativa do PL se baseia no alto número de ocorrências de crimes sexuais no transporte público de São Paulo, como importunação, atos obscenos e outras formas de violência que colocam as mulheres em situação de vulnerabilidade.
Caso aprovado, o projeto se sustentará em três pilares principais para garantir seu funcionamento adequado:
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- Exclusividade para mulheres, garantindo transporte seguro e confortável;
- Capacitação de motoristas, fiscais e demais colaboradoras, assegurando o funcionamento correto do sistema e o atendimento adequado;
- Integração dos “Ônibus Rosa” com o “Abrigo Amigo”, pontos de ônibus monitorados durante a noite, e com o sistema Smart Sampa;
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- Motoristas e cobradores dos veículos devem ser mulheres, salvo em casos excepcionais.
A proposta prevê que a implantação ocorra nas linhas com maior fluxo de passageiros e maior índice de ocorrências contra mulheres.
Atualmente a PL tramita pela Câmera por meio de comissões e aguarda para ser votada.
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O litoral brasileiro não vive só de belas praias. É justamente ali que começa a maior viagem de ônibus do planeta Terra. Ao todo, ela dura 5 dias e está no famoso Guinness Book, o livro dos recordes.
Essa jornada conecta o Rio de Janeiro, a famosa "Cidade Maravilhosa", localizada na costa sudeste do Brasil, a Lima, capital do Peru.
Ao todo, são cerca de 6 mil quilômetros de estrada, cruzando países e oferecendo uma verdadeira maratona sobre rodas.
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