ONG vai distribuir brinquedos feitos de plástico retirado do mar

ONG Eco Local Brasil vai coletar resíduos plásticos e distribuir brinquedos em cinco localidades do Estado

Comentar
Compartilhar
21 SET 2020Por Da Reportagem11h15
Brinquedos serão distribuídos em várias cidades da Baixada SantistaFoto: DIVULGAÇÃO

Resíduos retirados de praias e oceanos podem ser reaproveitados e transformados em novos objetos. É o que vem mostrando a Organização Não Governamental (ONG) Eco Local Brasil, que há 18 anos atua com educação ambiental e limpeza de praias no litoral das regiões Sul e Sudeste. Em 2020, o plástico recolhido das ações ambientais começou a ser beneficiado para ser transformado em brinquedos, que estão sendo distribuídos para crianças de seis estados brasileiros.

Chamado de Pé na Estrada – Praia Limpa, o projeto já doou mais de 1,5 mil brinquedos em Santa Catarina, Paraná e São Paulo desde o mês de abril para crianças atendidas por projetos sociais, grande parte coordenados por entidades ligadas ao Surf. Agora, em uma etapa especial para celebrar o Dia das Crianças, o projeto volta ao litoral de São Paulo entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro.

Serão realizadas ações de retirada de resíduos de praias e distribuição de brinquedos na capital, no Guarujá, em Maresias, Boiçucanga e Peruíbe. Está prevista a distribuição de mais de 1,2 mil brinquedos nessas localidades.

Confira a agenda de ações na etapa do estado de São Paulo:
Dia 29/09 – São Paulo.
Dia 30/09 (manhã) - Guarujá: ação Ambiental com o Projeto Ondas e Instituto Nature Life.
Dia 30/09 (tarde) – Boiçucanga: entrega de brinquedos para projeto comunitário local.
Dia 01/10 – Maresias: ação ambiental e entrega de brinquedos com os Projetos Desengarrafando Mentes e Instituto Esporte e Educação.
Dia 02/10 – Guarujá (manhã):  entrega de Brinquedos para Projeto Ondas e Instituto Nature Life.
Dia 02/10 – Peruíbe (tarde)- entrega de Brinquedos para ONG Vida e Surf na Praia do Guaraú.

Ainda nesta etapa, além de SC, PR, SP e RJ, o projeto também organiza ações ambientais em Fernando de Noronha (PE) e Baía Formosa (RN), onde as ações ambientais já começaram a ser realizadas por parceiros locais. Ao todo, serão entregues mais de 3 mil brinquedos nos seis estados.

 

Como surgiu o Pé na Estrada

Acostumada a promover ações de educação ambiental em escolas e fazer o gerenciamento de resíduos de eventos esportivos realizados em praias do litoral, em 2020, a Eco Local Brasil teve que reformular suas ações por conta da pandemia do Covid-19. As ações ambientais passaram a ser individuais e sem aglomeração. Pensando nas crianças em casa, sem acesso às escolas, o coordenador da ONG, Filipe Oliveira, resolveu transformar o plástico beneficiado, resultado de resíduos retirados de praias, em brinquedos.

"Nós já transformamos resíduos retirados dos oceanos em vários objetos desde 2018, mas neste ano, pensando nas crianças em casa, sem poder ir à escola por causa da pandemia e, muitas vezes sem ter com que brincar, tivemos a ideia de injetar o plástico beneficiado para fazer brinquedos. Deu muito certo e tem sido muito gratificante unir essa ação social nas nossas ações ambientais", explica Filipe.

Além de beneficiar os resíduos plásticos, a Eco Local Brasil também transforma os demais resíduos em objetos variados. "Nossas ações resultam em zero aterro sanitário. Tudo o que encontramos nas ações de limpeza é compactado e transformado em banco de praça, calçadas, mesas e outras coisas", acrescenta o coordenador da Ong.