X
Cotidiano

ONG conscientizará banhistas sobre lixo nas praias de São Vicente

Os problemas ocasionados pelo descarte de lixo na praia deu origem ao projeto Verão Limpo, que será promovido pela ong Ecologia em Movimento

Voluntários da Ong vão percorrer as praias de São Vicente para conversar com banhistas sobre os problemas ocasionados pelo descarte de lixo na areia e no mar / Rodrigo Montaldi/DL

Os problemas ocasionados pelo descarte de lixo na praia deu origem ao projeto Verão Limpo, que será promovido pela ONG Ecologia em Movimento (Ecomov) a partir do próximo dia 5, em São Vicente. Todos os domingos do mês de fevereiro, voluntários da entidade percorrerão as praias do município para conversar com banhistas sobre o tema e distribuir sacolinhas biodegradáveis para o armazenamento de ­resíduos.

“As campanhas que estamos realizando visa reforçar a questão do descarte dos resíduos nas praias. E não é só nas praias. O intuito é também falar sobre o descarte direto em rios, canais e manguezais. Todo esse lixo vai parar no mar e é levado pela maré para a praia. A maioria dos micro resíduos que encontramos nas areias são usados dentro de casa. Tem tampinha de pasta de dente, de detergente, de garrafa pet”, afirmou Rodrigo Azambuja, presidente da Ecomov.

O educador ambiental destacou que o descarte dos resíduos no mar e nas areias da praia também são responsáveis pela morte de animais. “Esse é um grande problema com relação aos animais, em especial tartarugas, peixes e aves. Estamos tendo grande mortandade de animais, principalmente de tartarugas, na baía de São Vicente e na região. O animal se depara com os resíduos no mar e não sabe distinguir o que é alimento e o que é plástico. Eles ingerem e morrem por causa disso”.

O início do Verão Limpo será no próximo dia 5, às 10 horas, ao lado da tenda cultural do Itararé, que fica próxima ao teleférico. Nas manhãs de todos os domingos de fevereiro, os voluntários da Ecomov percorrerão as praias de São Vicente.

“Esses mutirões também contarão com a distribuição de sacolinhas para os banhistas colocarem lixo e, no final do dia, a Prefeitura recolher. Eles serão realizados do Itararé ao Gonzaguinha. Cada domingo em um local”, afirmou o presidente da entidade.

Turistas

O projeto Verão Limpo também acolherá turistas. Amanhã (29), os voluntários da Ecomov promovem palestra no Hotel Mont Rey, que fica na Rua Frei Gaspar, 133, no Centro de São Vicente. O evento, que será realizado das 10h às 12h, é gratuito e aberto ao público.

“A palestra será voltada aos turistas que vem conhecer a cidade. É uma parceria com a Associação Comercial e o Sindicato dos Hotéis da Baixada Santista. Com a temporada, aumenta a demanda de gente na praia e o lixo também”, destacou Azambuja. A iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura de São Vicente.

Educação

Paralelo ao trabalho nas praias, a ONG realiza trabalho de educação ambiental junto às escolas do município. No passado, mais de seis mil estudantes foram atendidos em ações de conscientização e de resgate da cultura caiçara.

“A importância do nosso trabalho é levar consciência para a criança para que, por meio dela, a educação chegue até os pais. É mais difícil trabalhar o adulto porque ele já tem opinião formada”, afirmou Dezia Olyver, gestora da Ecomov.

A educadora ambiental reforçou o convite para a população participe das atividades da ONG e do projeto verão Limpo. “Na ONG temos cerca de 20 voluntários. Estamos chamando todos que quiserem participar e nos ajudar nessa causa, que é em prol do município e das nossas praias. Quem quiser participar vai ajudar bastante”, destacou.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mundo

Nova York tem explosão de casos de covid-19 e governo culpa não vacinados

"Continuamos a ver sinais de alerta de picos de covid neste inverno e, embora a nova variante ômicron ainda não tenha sido detectada no estado de Nova York, ela está chegando", escreveu a governadora

Saúde

Brasil fecha fronteiras para 6 países por conta de nova variante

Variante Ômicron preocupa autoridades sanitárias

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software