Após alguns dias, ela foi internada e não resistiu às complicações da infecção, que foi confirmada durante a internação / Freepik
Continua depois da publicidade
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, na sexta-feira (6/2), a ocorrência de um novo caso do vírus Nipah em Bangladesh, que resultou na morte da paciente.
A vítima, uma mulher com idade estimada entre 40 e 50 anos, começou a apresentar febre e sintomas neurológicos no dia 21 de janeiro. Após alguns dias, ela foi internada e não resistiu às complicações da infecção, que foi confirmada durante a internação.
Continua depois da publicidade
Vírus Nipah: Médico explica como diferenciar sinais graves de uma gripe comum; VÍDEO
O registro ocorreu na Divisão de Rajshahi, região que já apresentou episódios anteriores de surtos pontuais do vírus no país. Após a confirmação do caso, as autoridades de saúde identificaram 35 pessoas que tiveram contato direto com a paciente. Todas foram testadas e seguem sob monitoramento, sem confirmação de novos casos até o momento.
Continua depois da publicidade
A principal hipótese investigada é a de que a infecção tenha ocorrido após o consumo de seiva crua de tâmara, hábito comum em algumas regiões de Bangladesh. Esse tipo de alimento pode ser contaminado por secreções de morcegos frugívoros, considerados os hospedeiros naturais do vírus Nipah.