X

Cotidiano

Oficina de Culinária promove a alimentação saudável nesta sexta-feira (29)

Atividade faz parte do projeto Feira da Cidadania e ensina famílias atendidas a utilizar os alimentos integralmente

Publicado em 26/08/2014 às 11:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Aproveitar os alimentos em sua integralidade, promovendo o incentivo e o acesso a uma alimentação saudável. Com este objetivo o projeto Feira da Cidadania, desenvolvido por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional de Guarujá, realiza nesta sexta-feira (29) mais uma Oficina de Culinária, na sede da Pastoral da Criança (Rua José Ferreira Canaes, 29 – Santo Antonio), às 13h30.

As oficinas acontecem mensalmente e reúnem as famílias cadastradas no projeto para aprenderem a utilizar os alimentos distribuídos às sextas-feiras, através da parceria entre a Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional e feirantes do bairro Santo Antonio.

A cada oficina são passadas três receitas. Nesta sexta-feira os participantes aprenderão a fazer bolo de macarrão, bolo de casca de abóbora e de sobremesa, barrinha de aveia com banana.

As receitas são feitas passo a passo pela equipe do projeto, que aproveita para dar dicas como, por exemplo, para que serve cada alimento, como combinar ingredientes, como utilizar conforme doenças e a melhor maneira de higienizá-las. Além das receitas, a equipe promove orientação nutricional nos encontros. Ao final todos saboreiam os pratos feitos.

Segundo a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura, Georgia Hegedos Ramos, a participação das famílias acontece de forma plena. A recompensa do trabalho são os elogios que os participantes dizem receber em casa quando preparam as receitas saudáveis, aproveitando os alimentos no todo. Assim a meta da promoção da alimentação saudável e saborosa se concretiza.

“Proporcionamos o não-desperdício e assim trabalhamos a sustentabilidade e a alimentação saudável. O interesse deles é grande e isso é muito importante para o trabalho que desenvolvemos”.

Confira as receitas deste mês:

BOLO DE MACARRÃO.

250 g macarrão

02 ovos

01 colher de chá de sal

02 colheres de sopa de óleo

250 g de carne moída (paleta ou músculo)

01 xícara de cascas de legumes em tiras finas (chuchu, abóbora, cenoura etc)

01 xícara de talos picados

02 dentes de alho

02 colheres de sopa de cebola

01 colher de chá de orégano

02 colheres de sopa de salsinha

500g tomate maduroem cubinhos

Modo de Fazer:

Cozinhar o macarrão em água e sal, escorrer e picar bem. Juntar os ovos, misturar bem e colocar forma para pudim untada com margarina, levar ao forno. À parte faça um refogado com os temperos e a carne moída. Acrescentar as cascas de legumes, os talos e os tomates, misturar, abaixar o fogo e deixar apurar. Retirar o bolo de macarrão do forno e desenforme num prato. Espalhar o molho por cima e no centro do bolo de macarrão e servir.

BARRINHAS DE BANANA COM AVEIA

02 bananas nanica madura

1/2 xícara de açúcar

01 xícara de aveia

Modo de Fazer:

Amasse as bananas com um garfo e misture, o açúcar e a aveia, mexa bem ate formar uma massa homogênea.Com auxilio de duas colheres faça bolinhas e coloque em uma forma untar uma assadeira com óleo e farinha e leve para assar ate dourar.

BOLO DE CASCA DE ABÓBORA

02 xícaras de farinha de trigo

02 xícaras de adoçante para forno e fogão

03 ovos

01 xícara de óleo

02 xícaras de casca de abóbora lavada e picada

01 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Fazer:

Bater no liquidificador as cascas, os ovos e o óleo. À parte, peneirar numa tigela a farinha e o fermento. Colocar no liquidificador, juntamente com o adoçante e bater muito bem. Untar uma assadeira com óleo e farinha, colocar a mistura e levar para assar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

Santos

Prêmios da Quina e da Lotofácil saem para Santos; saiba quanto e as lotéricas

Um apostador faturou sozinho o valor de R$ 43.299,00 na Quina

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter