X

Cotidiano

Ocupação da Cadeia Velha será rediscutida próximo dia 10

A audiência pública será às 19 horas no Teatro Guarany, no Centro, com a participação de artistas

Da Reportagem

Publicado em 17/02/2017 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os artistas não querem Agem na Cadeia Velha., mas sim, a volta das oficinas culturais / Matheus Tagé/DL

Data e hora marcadas. No próximo dia 10, às 19 horas, no Teatro Guarany – Praça dos Andradas – Centro, será realizada a primeira audiência pública para rediscutir a possibilidade da Cadeia Velha voltar a ser um centro cultural e não escritório da Agência ­Metropolitana da ­Baixada Santista (AGEM), como já definiu o ­Governo do Estado, com apoio dos secretários municipais de Cultura da região.

No mesmo dia e horário, ocorrerá a primeira reunião da Comissão Especial de Vereadores (CEV), proposta pelo vereador Chico Nogueira (PT), que contou com a assinatura de 18 dos 21 parlamentares, para discutir a questão. A audiência também é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que apoia o Movimento Cultural de Santos e Baixada Santista, que almeja retomar o espaço para os artistas.    

No começo do mês, dezenas de artistas compareceram ao Legislativo para apoiar a criação da CEV. O documento do Conselho Municipal de Cultura repudiando o Estado pela falta de compromisso com a Cultura foi lido em plenário. A retirada do Projeto Guri da Zona Noroeste também foi duramente criticado.

Chico Nogueira, autor da proposta, já havia adiantado ao Diário sua preocupação com a decisão do Estado em acabar com as oficinas culturais na Cadeia Velha.

“A Cadeia e as oficinas juntas se tornaram um ícone, uma referência para a cultura da Baixada Santista. Centenas de artistas das mais variadas áreas se formaram lá. Essa não é uma ação do meu mandato, mas de todos os vereadores que preservam cultura e também da população. A luta é suprapartidária e acredito que a CEV será aprovada”, afirmara o parlamentar santista.

A ação de Chico Nogueira e dos artistas é um reflexo de uma reunião fechada e sem alarde, realizada no final do mês passado, envolvendo dirigentes da AGEM e cinco secretários de cultura - Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão – em que ficou definido que somente duas celas serão destinadas às atividades e cursos dos artistas da região.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Instalação de comportas e obras de canal ajudarão no combate às enchentes de SV

Intervenções reduzirão incidência de alagamentos em cerca de 80%

Polícia

Trio ligado ao tráfico é preso em Peruíbe

A ocorrência foi conduzida por policiais da Delegacia de Polícia Sede do município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter