X

Cotidiano

Ocupação da Cadeia Velha será rediscutida próximo dia 10

A audiência pública será às 19 horas no Teatro Guarany, no Centro, com a participação de artistas

Da Reportagem

Publicado em 17/02/2017 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os artistas não querem Agem na Cadeia Velha., mas sim, a volta das oficinas culturais / Matheus Tagé/DL

Data e hora marcadas. No próximo dia 10, às 19 horas, no Teatro Guarany – Praça dos Andradas – Centro, será realizada a primeira audiência pública para rediscutir a possibilidade da Cadeia Velha voltar a ser um centro cultural e não escritório da Agência ­Metropolitana da ­Baixada Santista (AGEM), como já definiu o ­Governo do Estado, com apoio dos secretários municipais de Cultura da região.

No mesmo dia e horário, ocorrerá a primeira reunião da Comissão Especial de Vereadores (CEV), proposta pelo vereador Chico Nogueira (PT), que contou com a assinatura de 18 dos 21 parlamentares, para discutir a questão. A audiência também é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que apoia o Movimento Cultural de Santos e Baixada Santista, que almeja retomar o espaço para os artistas.    

No começo do mês, dezenas de artistas compareceram ao Legislativo para apoiar a criação da CEV. O documento do Conselho Municipal de Cultura repudiando o Estado pela falta de compromisso com a Cultura foi lido em plenário. A retirada do Projeto Guri da Zona Noroeste também foi duramente criticado.

Chico Nogueira, autor da proposta, já havia adiantado ao Diário sua preocupação com a decisão do Estado em acabar com as oficinas culturais na Cadeia Velha.

“A Cadeia e as oficinas juntas se tornaram um ícone, uma referência para a cultura da Baixada Santista. Centenas de artistas das mais variadas áreas se formaram lá. Essa não é uma ação do meu mandato, mas de todos os vereadores que preservam cultura e também da população. A luta é suprapartidária e acredito que a CEV será aprovada”, afirmara o parlamentar santista.

A ação de Chico Nogueira e dos artistas é um reflexo de uma reunião fechada e sem alarde, realizada no final do mês passado, envolvendo dirigentes da AGEM e cinco secretários de cultura - Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão – em que ficou definido que somente duas celas serão destinadas às atividades e cursos dos artistas da região.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Confira as vagas de emprego oferecidas pelo PAT de SV, neste começo de semana

PAT de São Vicente oferece oportunidades de emprego em diferentes segmentos profissionais

Polícia

Polícia detém menor envolvido em latrocínio de idoso em Itanhaém

Sob o mandado de busca e apreensão de adolescente, os investigadores efetuaram a detenção do suspeito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter