Atualmente, a empreiteira executa a implantação do canteiro central, a concretagem da nova calçada com acessibilidade e a finalização das duas últimas bocas de lobo do novo sistema de drenagem da área / Divulgação
Continua depois da publicidade
O serviço, com conclusão prevista para o início da próxima semana, faz parte da requalificação da Bacia do Mercado, planejada pela Prefeitura de forma integrada à revitalização do Mercado Municipal. O espaço será entregue à população durante as comemorações dos 480 anos de Santos.
Atualmente, a empreiteira executa a implantação do canteiro central, a concretagem da nova calçada com acessibilidade e a finalização das duas últimas bocas de lobo do novo sistema de drenagem da área.
Continua depois da publicidade
Aproveite e veja também: Rodovia do litoral de SP recebe obra de pavimentação nos túneis
Também já foram realizadas tratativas com as concessionárias de energia elétrica e telecomunicações para o enterramento das redes de fiação, medida que valoriza ainda mais o projeto de revitalização. A iluminação pública do local também passará a ser subterrânea.
Continua depois da publicidade
Será construído um bulevar em frente ao Restaurante Bom Prato, que funciona no segundo bloco do mercado e é voltado para a bacia. Além disso, terão início os serviços de melhoria no trecho da praça em frente à atracação das catraias.
O projeto contempla ainda a abertura de um novo acesso entre a Rua 7 de Setembro e a Avenida Perimetral, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e para o ordenamento do tráfego no entorno do Mercado Municipal.
A Bacia do Mercado ganhará uma cobertura com arcos de concreto na estação das catraias, combinando elementos históricos e contemporâneos de forma harmônica.
Continua depois da publicidade
O espaço contará com nova área administrativa e de apoio, incluindo sanitários para usuários da estação das catraias e da própria bacia. Também será implantado um deck flutuante e acessível para embarque e desembarque de passageiros, além de uma área destinada à contemplação.
A iluminação será reforçada e o local receberá novos mobiliários urbanos e paisagismo. Os taludes da bacia passarão por recuperação e ganharão novo guarda-corpo em todo o entorno. O projeto prevê ainda uma área destinada ao estacionamento de veículos.
As obras de reurbanização da Bacia do Mercado são executadas pela empreiteira Leman Construções e Comércio S.A., com investimento de R$ 12.889.865,08, provenientes do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb).
Continua depois da publicidade