X

Cotidiano

Obras do VLT avançam para a Francisco Glicério

Motoristas e pedestres sofreram com as intervenções em alguns trechos da avenida

Publicado em 07/01/2014 às 10:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) avançam. Como havia previsto o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, as intervenções começaram a ser realizadas no meio da Avenida Francisco Glicério. Com uma faixa interditada no sentido Ponta da Praia/José Menino, o tráfego de veículos no trecho estava congestionado e pedestres tinham dificuldades para atravessar a via, ontem.

Quem passou pela avenida durante a manhã presenciou o avanço das intervenções. Na altura do hipermercado Extra, o canteiro central da Francisco Glicério estava todo quebrado e começava a ser isolado por uma fita de sinalização.

Interrompendo a passagem de uma das faixas de pedestre no trecho, a fita de isolamento obrigava as pessoas a atravessar em outros pontos da avenida. 

Os motoristas que seguiam no sentido Ponta da Praia/José Menino encontravam lentidão no trecho. A começar pela intervenção improvisada pela Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) para desligamento do semáforo que fica no cruzamento entre as avenidas Ana Costa e Francisco Glicério, justamente no canteiro central por onde passará o VLT.

 >obras no canteiro central são sinalizadas por faixa, que interrompe a travessia de pedestres (Foto: Luiz Torres/DL)

A partir desse ponto, os motoristas que seguiam pela Francisco Glicério enfrentavam congestionamento, já que um pouco mais adiante a avenida tinha o número de pistas reduzidas para quem trafegava no sentido José Menino. A faixa ao lado do canteiro central era tomada por trabalhadores da obra e havia um caminhão estacionado no trecho, que dava suporte às intervenções.

Além do trecho em frente ao hipermercado Extra, a Rua Marquês de São Vicente, no Campo Grande, também está interditada ao trânsito entre a Avenida Bernardino de Campos e a Rua Visconde de Faria. A CET indica como rotas alternativas a Avenida Francisco Glicério e a Rua Ministro Xavier da Silveira.

Duas pistas da Francisco Glicério também estão parcialmente interditadas no trecho entre o Canal 1 e a Praça Nenê Ferreira Martins, para que a EMTU reimplante a ciclovia local no canteiro central — provisoriamente — para que seja iniciada a primeira etapa de obras.

Apesar da Reportagem do Diário do Litoral registrar a presença de poucos agentes de trânsito no trecho de obras próximo a Avenida Ana Costa, a CET diz que, para diminuir os transtornos aos motoristas, tem aumentado o número de agentes. Além disso, a companhia investe em colocar placas e cavaletes para orientação dos motoristas.

São Vicente

As obras do VLT também vêm provocando mudanças no trânsito de São Vicente. Desde ontem a ciclofaixa da Avenida Quintino Bocaiuva teve alteração no sentido Centro/Praia.

Próximo ao hipermercado Carrefour, os ciclistas que seguiam pelo lado esquerdo, quando chegavam perto da rotatória, eram direcionados a cruzar a avenida e seguir pelo lado direito da faixa até chegar a Avenida Ayrton Senna da Silva (Avenida da Praia).

A Prefeitura pintou no asfalto o novo percurso destinado aos ciclistas. No entanto, conforme havia informado anteriormente, a Prefeitura não instalou dois semáforos no trecho, na esquina da Rua Messia Assú, para evitar o cruzamento de ciclistas com veículos.

Em resposta, a Prefeitura informou que a mudança e a instalação dos semáforos estão previstas para amanhã, ainda que com o novo traçado da ciclofaixa provisória já demarcado no asfalto. “Por isso que a equipe do Diário do Litoral não encontrou agentes de trânsito no local, mas assim que mudar o trajeto, agentes de trânsito ficarão disponíveis no local orientando e ajudando os motoristas e ciclistas”, justificou.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter